Buscar

24 - Na obra “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, Edgar Morin discute a importância do reconhecimento do erro e da ilusão no desenvo...

24 - Na obra “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, Edgar Morin discute a importância do reconhecimento do erro e da ilusão no desenvolvimento da educação. Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem coerente e necessária desses fatores, de acordo com o autor:

A) É necessário introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.
B) Os erros intelectuais e de percepção devem ser considerados irrelevantes no desenvolvimento da educação, pois o conhecimento, sob a forma de palavra, de ideia, de teoria, é o fruto de uma tradução/reconstrução por meio da linguagem e do pensamento.
C) A possibilidade de eliminar o risco do cometimento de erro torna-se praticável ao adotar o recalque, a supressão da afetividade, visto que o desenvolvimento da Inteligência ocorre, sobretudo, a partir da pesquisa filosófica ou científica e de forma apartada dos sentimentos.
D) O desenvolvimento do conhecimento científico não deve ser entendido como fator eficiente na detecção dos erros, mesmo considerando que os paradigmas que controlam a ciência estão livres do desenvolvimento de ilusões, imunizando toda e qualquer teoria científica contra o erro.

Essa pergunta também está no material:

PROVA TAUBATE PUBLICONSULT LUZIA 2015
12 pág.

Pedagogia OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o autor, Edgar Morin, a abordagem coerente e necessária desses fatores, de acordo com o autor, é a alternativa: A) É necessário introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturais que o conduzem ao erro ou à ilusão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais