Buscar

C1 H3 a) (F) O autor destaca os gabinetes de leitura, ambientes em que era possível ler livros diante do pagamento de uma assinatura. No trecho, o ...

C1 H3
a) (F) O autor destaca os gabinetes de leitura, ambientes em que era possível ler livros diante do pagamento de uma assinatura. No trecho, o autor não faz menção às bibliotecas públicas.
b) (V) Nesse trecho de cunho autobiográfico, retirado da obra Como e por que sou romancista, Alencar tece comentários sobre a sua experiência ao associar-se a um gabinete de leitura no Rio de Janeiro. Ao informar que, com as suas “bem parcas sobras”, conseguira associar-se e ter acesso às melhores novelas e romances belgas e franceses recém-publicados, entre outras obras, o escritor torna possível o entendimento de que esse tipo de estrutura, os gabinetes de leitura, facilitava o acesso à literatura e à informação para quem tinha poucos recursos e não poderia adquirir todas as obras para si.
c) (F) De fato, os gabinetes de leitura funcionavam como uma biblioteca, mas não forneciam os livros de graça; tanto que a personagem teve que utilizar suas “parcas sobras” para adquirir a assinatura do gabinete.
d) (F) O gabinete de leitura era uma espécie de livraria e apresentava uma grande variedade de produtos nessa área.
e) (F) Ao contrário disso, o gabinete de leitura auxiliava o desenvolvimento intelectual dos leitores.
Resposta correta: B

Essa pergunta também está no material:

3º simulado SAS - 1º dia - GABARITO
22 pág.

Enem Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) (V) Nesse trecho de cunho autobiográfico, retirado da obra Como e por que sou romancista, Alencar tece comentários sobre a sua experiência ao associar-se a um gabinete de leitura no Rio de Janeiro. Ao informar que, com as suas “bem parcas sobras”, conseguira associar-se e ter acesso às melhores novelas e romances belgas e franceses recém-publicados, entre outras obras, o escritor torna possível o entendimento de que esse tipo de estrutura, os gabinetes de leitura, facilitava o acesso à literatura e à informação para quem tinha poucos recursos e não poderia adquirir todas as obras para si.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais