Buscar

Qual foi o projeto fotográfico executado entre 2004 e 2011 pelo fotógrafo Sebastião Salgado? a) (F) O projeto Gênesis foi executado entre 2004 e 20...

Qual foi o projeto fotográfico executado entre 2004 e 2011 pelo fotógrafo Sebastião Salgado?
a) (F) O projeto Gênesis foi executado entre 2004 e 2011 pelo fotógrafo Sebastião Salgado. O objetivo era documentar a vida de povos isolados em várias partes do mundo e paisagens naturais raras.
b) (F) Um elemento estético marcante da fotografia é que praticamente todos os personagens empunham instrumentos de trabalho, notadamente foices. O gesto, as expressões faciais de alegria e garra indicam uma comemoração por uma vitória, e não uma mobilização antimecanização.
c) (F) Os braços estendidos ao alto empunhando foices aludem à conquista da terra e simbolizam o trabalho rural e a militância política, ambos em uma dimensão histórico-social, e não aludindo a fenômenos da natureza como a chuva.
d) (F) Nos anos 1980, Sebastião Salgado fotografou o cotidiano do então maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo: a mina de Serra Pelada, localizada no município de Curionópolis, Pará. São suas as mais conhecidas e expressivas fotografias desse contexto.
e) (V) A imagem na fotografia foi captada no município de Canindé de São Francisco, sertão do Xingó, Sergipe, em 1996, pelo fotógrafo Sebastião Salgado. Registra o momento de comemoração de camponeses sem terra ao tomarem conhecimento do decreto de desapropriação, por interesse social, que reconhecia a fazenda Cuiabá como improdutiva e objeto de reforma agrária. O título da fotografia é “A luta pela terra: os ícones da vitória”. Pela sua expressividade, tornou-se simbólica da luta pelo acesso à terra no Brasil.
Resposta correta: E

Essa pergunta também está no material:

3º simulado SAS - 1º dia - GABARITO
22 pág.

Enem Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "a) (F) O projeto Gênesis foi executado entre 2004 e 2011 pelo fotógrafo Sebastião Salgado. O objetivo era documentar a vida de povos isolados em várias partes do mundo e paisagens naturais raras."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais