Buscar

Ademais, a analogia possui algumas distinções, como coloca Ferraz Junior (2019, p. 267) “costuma-se distinguir entre analogia legis e analogia juri...

Ademais, a analogia possui algumas distinções, como coloca Ferraz Junior (2019, p. 267) “costuma-se distinguir entre analogia legis e analogia juris (analogia da lei e analogia do direito). A distinção tem a ver com um segundo procedimento quase lógico, a indução amplificadora”. Entretanto, Betioli (2015, p. 481) reforça estes dois tipos de analogias.

Assinale a alternativa correta que evidencia essas analogias.


A ) • Analogia Legis ou Ilegal– consiste na aplicação de uma norma existente destinada a reger caso semelhante com previsão apenas em decretos. 

• Analogia Juris ou Jurídica – Ela não se fundamenta em um conjunto de expressões infra constitucionais, para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso não previsto. 


B ) • Analogia Legis ou Legal – consiste na aplicação de uma norma existente destinada a reger caso semelhante ao não previsto. O paradigma, no caso, se localiza em determinado ato legislativo.

• Analogia Juris ou Jurídica – Ela se fundamenta em um conjunto de normas, para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso não previsto. Assim, com base em várias disposições legais, que disciplinam um instituto semelhante, descobre-se a norma aplicável ao caso não previsto, pela combinação de muitas outras. A solução precisa ser buscada no sistema como um todo.


C ) • Analogia sem legalidade – consiste na falta de aplicação de uma norma jurídica. O paradigma, no caso, se localiza em determinado ato legislativo.

• Analogia Puris ou Legalista – Ela se fundamenta em um conjunto de normas, para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso não previsto. 


D ) • Analogia Legis ou Legal – consiste na aplicação de duas normas não existentes destinadas a reger caso semelhante ao não previsto. O paradigma, no caso, se localiza em determinado ato legislativo.

• Analogia Juris ou Jurídica – Ela não se fundamenta em um conjunto de normas, e extrai elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso não previsto. 

Próxima




































































































💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que evidencia essas analogias é a opção B) • Analogia Legis ou Legal – consiste na aplicação de uma norma existente destinada a reger caso semelhante ao não previsto. O paradigma, no caso, se localiza em determinado ato legislativo. • Analogia Juris ou Jurídica – Ela se fundamenta em um conjunto de normas, para extrair elementos que possibilitem sua aplicabilidade ao caso não previsto. Assim, com base em várias disposições legais, que disciplinam um instituto semelhante, descobre-se a norma aplicável ao caso não previsto, pela combinação de muitas outras. A solução precisa ser buscada no sistema como um todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais