Jauss considera que o horizonte de expectativas é Transubjetivo, pois é partilhado por um grupo de leitores. Subjetivo, pois depende do repertório pessoal. Transubjetivo, pois é partilhado por um grupo de leitores. Intersubjetivo, pois é construído no diálogo entre o autor e um/a leitor/a. Objetivo, pois pode ser determinado a partir do exame do contexto de publicação da obra. Intrassubjetivo, pois envolve a estrutura psíquica do leitor.
Um dos critérios de valor estético da obra literária na Teoria da Recepção é A capacidade de alterar o horizonte de expectativas vigente. A capacidade de alterar o horizonte de expectativas vigente. O contraste entre linguagem poética e linguagem comum. A adequação da obra aos parâmetros estéticos de seu tempo. A longevidade histórica. A mobilização de diferentes campos de referência.
Usar a obra literária como meio de acesso à psique do autor está vinculado principalmente ao trabalho com dados biográficos do autor da obra literária para desvendar as escolhas estéticas. à interpretação de elementos ou fatos da narrativa a partir de instrumentais psicanalíticos. à utilização de conceitos psicanalíticos no entendimento da construção da personagem. ao trabalho com dados biográficos do autor da obra literária para desvendar as escolhas estéticas. ao trabalho com dados que compõem a biografia das personagens da obra literária. ao trabalho com dados dos acontecimentos da história narrada a fim de compor a psique do protagonista.