Buscar

A insatisfação com a monarquia foi apresentada em panfletos como o Manifesto Republicano, publicado num jornal sugestivamente intitulado "A Repúbli...

A insatisfação com a monarquia foi apresentada em panfletos como o Manifesto Republicano, publicado num jornal sugestivamente intitulado "A República", que defendia o federalismo, a extinção do cargo de senador vitalício e a separação entre a Igreja e o Estado. Também foram organizados partidos que defendiam a ideia, sendo o mais conhecido o Partido Republicano Paulista, que contou com a adesão dos grandes produtores de café de São Paulo. A crise do regime monárquico foi marcada por uma série de questões que culminaria com a Proclamação da República. Sobre essas questões e suas características, analise as sentenças a seguir:


I- As ideias republicanas fizeram parte de diversos movimentos históricos no Brasil. Contudo, só a partir de 1870, ano em que foi lançado o Manifesto Republicano, o movimento ganhou uma formação mais sólida e concreta.

II- A Igreja Católica no Brasil era uma instituição submetida ao Estado imperial, ou seja, nenhuma ordem papal poderia vigorar no Brasil sem a autorização do imperador. A desobediência a esses preceitos, por parte dos bispos de Olinda e Belém, em 1872, deu início ao que se convencionou chamar de Questão Religiosa.

III- Quando foi abolida a escravidão no Brasil, os senhores de escravos, por não terem recebido as indenizações do governo a que achavam fazer jus, passaram a apoiar a causa republicana. Por isso foram chamados "republicanos do 13 de maio".

IV- Os militares, após a Guerra do Paraguai, passaram a ter mais prestígio na sociedade brasileira, o que também era reconhecido pelo imperador, que precisava deles para se manter no poder.

V- Dentre as questões que contribuíram para a Proclamação da República não se pode considerar a Questão Militar.


Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente a sentença II está correta.


B) As sentenças I, II, III e V estão corretas.


C) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.


D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais