Buscar

Sobre a Linfadenite caseosa ou mal-docaroço, doença de distribuição mundial que causa grande prejuízos econômicos nos rebanhos de caprinos e ovinos...

Sobre a Linfadenite caseosa ou mal-docaroço, doença de distribuição mundial que causa grande prejuízos econômicos nos rebanhos de caprinos e ovinos, marque a alternativa INCORRETA.
A - Doença cosmopolita contagiosa, crônica e debilitante causada pelo agente Corynebacterium pseudotuberculosis. Afeta principalmente caprinos e ovinos, porém outras espécies, como equinos, suínos e bovinos, podem ser infectadas.
B - O material purulento, oriundo de abscessos é o principal disseminador do microorganismo no ambiente.
C - A difusão da infecção entre propriedades ocorre principalmente pela importação, comércio e compartilhamento de animais.
D - Tem característica de formar abscessos nos linfonodos superficiais, internos e em órgãos, com formação de granulomas de aspecto caseoso e esbranquiçado.
E - É causado por um parapoxvírus, altamente contagioso, que afeta ovinos e caprinos. Após a introdução da doença nos rebanhos, a enfermidade se torna endêmica, pela persistência do agente por longos períodos no ambiente ou pela presença de animais com infecções persistentes.

Essa pergunta também está no material:

102
1 pág.

Gestão em Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar cada alternativa: A - Correta. A Linfadenite caseosa é uma doença cosmopolita contagiosa, crônica e debilitante causada pelo agente Corynebacterium pseudotuberculosis, afetando principalmente caprinos e ovinos. B - Correta. O material purulento oriundo de abscessos é, de fato, o principal disseminador do microorganismo no ambiente. C - Correta. A difusão da infecção entre propriedades ocorre principalmente pela importação, comércio e compartilhamento de animais. D - Correta. A doença tem a característica de formar abscessos nos linfonodos superficiais, internos e em órgãos, com formação de granulomas de aspecto caseoso e esbranquiçado. E - Incorreta. A Linfadenite caseosa não é causada por um parapoxvírus, mas sim pelo Corynebacterium pseudotuberculosis. Portanto, a alternativa incorreta é a letra E.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais