Buscar

Quanto às intervenções, podemos afirmar: a. A intervenção pode ser (LENZA, 2009): Federal e Intestadual. b. Por meio da intervenção, a autoridade i...

Quanto às intervenções, podemos afirmar:
a. A intervenção pode ser (LENZA, 2009): Federal e Intestadual.
b. Por meio da intervenção, a autoridade interventora adota condutas destinadas ao restabelecimento da situação de anormalidade no ente federativo que sofrerá a intervenção (LENZA, 2009).
c. As razões que motivam a intervenção federal estão previstas no artigo 34 da Constituição Federal de 1988.
d. A intervenção é uma medida inconstitucional para gestão de graves crises institucionais. É excepcional, devendo ser utilizada apenas em casos extremos, haja vista os efeitos traumáticos que opera (LENZA, 2009).
e. Não há previsão constitucional para a intervenção da União nos Municípios, salvo se vigente algum Território Nacional (não há nenhum, no momento), caso em que poderá ocorrer a intervenção se caracterizada uma situação que a faça incidir.

Essa pergunta também está no material:

Noções de direito 1
7 pág.

Contabilidade Aplicada à Administração Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a. A intervenção pode ser (LENZA, 2009): Federal e Intestadual. - Errado. A intervenção pode ser federal e estadual. b. Por meio da intervenção, a autoridade interventora adota condutas destinadas ao restabelecimento da situação de anormalidade no ente federativo que sofrerá a intervenção (LENZA, 2009). - Correto. c. As razões que motivam a intervenção federal estão previstas no artigo 34 da Constituição Federal de 1988. - Correto. d. A intervenção é uma medida inconstitucional para gestão de graves crises institucionais. É excepcional, devendo ser utilizada apenas em casos extremos, haja vista os efeitos traumáticos que opera (LENZA, 2009). - Errado. A intervenção é uma medida constitucional, prevista para casos extremos. e. Não há previsão constitucional para a intervenção da União nos Municípios, salvo se vigente algum Território Nacional (não há nenhum, no momento), caso em que poderá ocorrer a intervenção se caracterizada uma situação que a faça incidir. - Errado. A União pode intervir nos municípios em casos específicos previstos na Constituição. Portanto, as alternativas corretas são b) e c).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais