Buscar

EXERCÍCIO 12 CORRETA D) Em termos de concepção e metodologia de pesquisa, a psicologia tradicional entende-se neutra, e que deve conhecer e control...

EXERCÍCIO 12 CORRETA D) Em termos de concepção e metodologia de pesquisa, a psicologia tradicional entende-se neutra, e que deve conhecer e controlar todas as variáveis ou contingências que interferem na produção de um dado comportamento ou fenômeno social; a psicologia crítica, por sua vez, entende-se implicada na produção do próprio conhecimento, e que para compreender um dado comportamento ou fenômeno social deve-se partir do entendimento de sua sociogênese, isto é, de suas determinações históricas, culturais, sociais, econômicas. Justificativa: A psicologia tradicional é colocada numa perspectiva positivista e sem posição política, a tal sendo vista como território polêmico nesse cenário, enquanto a psicologia crítica toma esse lugar militante e influenciado pelas relações histórico-dialéticas, fazendo com que isso reflita em sua produção epistemológica e acadêmica.

D) Em termos de concepção e metodologia de pesquisa, a psicologia tradicional entende-se neutra, e que deve conhecer e controlar todas as variáveis ou contingências que interferem na produção de um dado comportamento ou fenômeno social; a psicologia crítica, por sua vez, entende-se implicada na produção do próprio conhecimento, e que para compreender um dado comportamento ou fenômeno social deve-se partir do entendimento de sua sociogênese, isto é, de suas determinações históricas, culturais, sociais, econômicas.

Essa pergunta também está no material:

Resolução dos exercícios de ED para Temas em Psicologia Social
5 pág.

Psicologia Social Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua pergunta parece ser um exercício de compreensão de texto sobre concepção e metodologia de pesquisa em psicologia. A alternativa correta é a letra D. Ela descreve a diferença entre a psicologia tradicional e a psicologia crítica em relação à produção do conhecimento e à compreensão dos comportamentos e fenômenos sociais. A psicologia tradicional busca conhecer e controlar todas as variáveis que interferem na produção de um dado comportamento ou fenômeno social, enquanto a psicologia crítica se vê implicada na produção do próprio conhecimento, partindo do entendimento de suas determinações históricas, culturais, sociais e econômicas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais