Buscar

Conhecer a vulnerabilidade de determinada população faz-se necessário para a elaboração de estratégias assertivas de promoção da saúde e prevenção ...

Conhecer a vulnerabilidade de determinada população faz-se necessário para a elaboração de estratégias assertivas de promoção da saúde e prevenção de doenças. Sobre as políticas públicas de saúde direcionadas às populações vulneráveis (pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, pessoas negras, pessoas idosas e grupo LGBT), assinale a alternativa correta.

a) O Estatuto da Pessoa com Deficiência garante, entre outros fatores, o direito à saúde, sem, contudo, abordar sobre o acesso aos serviços de habilitação e de reabilitação.
b) Uma estratégia encontrada para a assistência à saúde das pessoas em situação de rua foi a criação do Consultório na Rua, o qual está vinculado a uma assistência exclusivamente curativa.
c) A Política Nacional de Saúde Integral dos LGBT tem muitos objetivos, entre eles destacam-se: a eliminação da discriminação e preconceito, bem como contribuição para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.
d) As desigualdades sociais observadas na população negra em nada se relacionam com o acesso desse grupo às questões relativas à saúde.
e) O termo vulnerabilidade pode ser entendido como sinônimo de incapacidade quando se aborda o processo de envelhecimento da pessoa idosa.

Essa pergunta também está no material:

saude coletiva book 2
152 pág.

Saúde Coletiva UniCesumarUniCesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) O Estatuto da Pessoa com Deficiência garante, entre outros fatores, o direito à saúde, sem, contudo, abordar sobre o acesso aos serviços de habilitação e de reabilitação. - Esta afirmação está incorreta, pois o Estatuto da Pessoa com Deficiência aborda sim o acesso aos serviços de habilitação e reabilitação. b) Uma estratégia encontrada para a assistência à saúde das pessoas em situação de rua foi a criação do Consultório na Rua, o qual está vinculado a uma assistência exclusivamente curativa. - Esta afirmação está incorreta, pois o Consultório na Rua oferece assistência integral, não exclusivamente curativa. c) A Política Nacional de Saúde Integral dos LGBT tem muitos objetivos, entre eles destacam-se: a eliminação da discriminação e preconceito, bem como contribuição para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo. - Esta afirmação está correta, pois a Política Nacional de Saúde Integral dos LGBT tem esses objetivos. d) As desigualdades sociais observadas na população negra em nada se relacionam com o acesso desse grupo às questões relativas à saúde. - Esta afirmação está incorreta, pois as desigualdades sociais estão diretamente relacionadas ao acesso à saúde da população negra. e) O termo vulnerabilidade pode ser entendido como sinônimo de incapacidade quando se aborda o processo de envelhecimento da pessoa idosa. - Esta afirmação está incorreta, pois vulnerabilidade não é sinônimo de incapacidade, mas sim de fragilidade ou exposição a riscos. Portanto, a alternativa correta é a letra c).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais