Buscar

“A jurisdição civil é exercida plenamente por todos os juízes e tribunais do país: daí ser incorreto afirmar-se que a competência é a medida da jur...

“A jurisdição civil é exercida plenamente por todos os juízes e tribunais do país: daí ser incorreto afirmar-se que a competência é a medida da jurisdição, como se cada juiz só exercesse, quando em atividade, uma parcela da jurisdição” (em Primeiros Comentários ao Novo Código de Processo Civil, coordenação: Teresa Arruda Alvim Wambier). 

Analise os itens abaixo e depois responda ao que se pede:

I. A jurisdição é a função, predominantemente, do Estado, que consiste na aplicação do direito aos casos concretos conflituosos que lhe são submetidos à apreciação.

II. A aplicação do Direito consistente na jurisdição deve ser compreendida em sentido amplo: providências que viabilizam a eficácia da decisão que resolve conflitos (também são jurisdição) e atividade destinada a tornar concretamente eficaz a decisão em que se terá aplicado a lei ao caso concreto (também deve ser vista como atividade jurisdicional).

III. A jurisdição - propriamente dita - é a que não é penal ou especial (trabalhista, militar e eleitoral). 

Apenas o item I está incorreto.

Apenas o item II está incorreto.

Apenas o item III está incorreto.

Todos os itens (I, II e III) estão corretos


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais