Buscar

As doenças respiratórias são divididas em obstrutivas e restritivas. As restritivas são caracterizadas principalmente por alterações morfológicas ...


As doenças respiratórias são divididas em obstrutivas e restritivas. As restritivas são caracterizadas principalmente por alterações morfológicas no interstício pulmonar, com vários níveis de inflamação e fibrose. Já as doenças pulmonares obstrutivas são caracterizadas por obstrução crônica ao fluxo aéreo, em qualquer região da árvore respiratória.

 

A intervenção do fisiologista do exercício nas doenças respiratórias visa melhorar a capacidade de ventilação e diminuir o potencial de energia utilizada na respiração, elevando os padrões fisiológicos de maneira geral. O histórico individual, que envolve tanto o exame físico quanto os dados laboratoriais e exames de imagem, contribui muito nesse contexto. Ainda assim, o fisiologista precisa conhecer as respectivas fisiopatologias para definir um programa de exercício físico e de acompanhamento que não piore o estado do enfermo.

 

ROMÃO, Mariluce Ferreira. Exercício físico para populações especiais: doenças respiratórias restritivas e obstrutivas. Porto Alegre: SAGAH, [20--].

 

Diante do exposto, imagine a seguinte situação.

 

Fábio, 56 anos, ex-fumante e diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) há três anos, visando melhorar seu estado de saúde, após passar por um exame clínico completo, aconselhado pelo seu médico, procurou um fisiologista do exercício para definir um programa de atividade física adequado ao seu atual estado.

 

Sobre o relato, a DPOC e a prescrição de exercícios para indivíduos acometidos pela doença, como Fábio, julgue as afirmações a seguir.

 

I. O fisiologista deve elucidar para Fábio que o exercício físico pode desacelerar a evolução sintomática de fadiga e de falta de ar, melhorando a sua qualidade de vida.

 

II. Na DPOC, como costuma ocorrer dificuldade para respirar, a dispneia manifestada por Fábio pode ser considerada para indicar a intensidade ideal do exercício.

 

III. A DPOC, doença mencionada no relato, é uma doença respiratória restritiva caracterizada por menor capacidade de difusão dos volumes pulmonares e também por complacência.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: I. O fisiologista deve elucidar para Fábio que o exercício físico pode desacelerar a evolução sintomática de fadiga e de falta de ar, melhorando a sua qualidade de vida. - Essa afirmação está correta. O exercício físico pode trazer benefícios para pacientes com DPOC, ajudando a melhorar a capacidade pulmonar e a qualidade de vida. II. Na DPOC, como costuma ocorrer dificuldade para respirar, a dispneia manifestada por Fábio pode ser considerada para indicar a intensidade ideal do exercício. - Essa afirmação está correta. A dispneia (falta de ar) é um sintoma comum na DPOC e pode ser utilizada como um indicador para ajustar a intensidade do exercício de acordo com a capacidade respiratória do paciente. III. A DPOC, doença mencionada no relato, é uma doença respiratória restritiva caracterizada por menor capacidade de difusão dos volumes pulmonares e também por complacência. - Essa afirmação está incorreta. A DPOC é uma doença pulmonar obstrutiva crônica, não restritiva. Ela é caracterizada por uma obstrução crônica ao fluxo aéreo, o que a diferencia das doenças respiratórias restritivas. Portanto, as afirmações I e II estão corretas, e a afirmação III está incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais