Buscar

40. Tendo como base as citações abaixo, transcritas do romance Lucíola, de José de Alencar, assinale a alternativa INCORRETA. I. “Reuni as suas c...

40. Tendo como base as citações abaixo, transcritas do romance Lucíola, de José de Alencar, assinale a alternativa INCORRETA.
I. “Reuni as suas cartas e fiz um livro. Eis o destino que lhes dou: quanto ao título, não foi difícil achar. O nome da moça, cujo perfil o senhor desenhou com tanto esmero, lembrou-me o nome de um inseto.” (ao autor).
II. “- Que linda menina! exclamei para meu companheiro, que também admirava. Como deve ser pura a alma que mora naquele rosto mimoso!” (p. 15).
III. “- Quem é esta senhora? Perguntei a Sá. [...] - Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la?... Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência.” (p.13).
IV. “- Pelo que vejo, Lúcia, nunca amarás em tua vida. Eu?... Que ideia! Para que amar? O que há de real e melhor na vida é o prazer, e esse dispensa o coração.” (p. 83).
V. “- Estas páginas foram escritas unicamente para a senhora. Vazei nelas toda a minha alma para lhe transmitir um perfume da mulher sublime, que passou na minha vida como sonho fugace.” (p. 128).

Essa pergunta também está no material:

unioeste 2011
30 pág.

Vestibular Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as citações: I. "Reuni as suas cartas e fiz um livro. Eis o destino que lhes dou: quanto ao título, não foi difícil achar. O nome da moça, cujo perfil o senhor desenhou com tanto esmero, lembrou-me o nome de um inseto." (ao autor). II. “- Que linda menina! exclamei para meu companheiro, que também admirava. Como deve ser pura a alma que mora naquele rosto mimoso!” (p. 15). III. “- Quem é esta senhora? Perguntei a Sá. [...] - Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la?... Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência.” (p.13). IV. “- Pelo que vejo, Lúcia, nunca amarás em tua vida. Eu?... Que ideia! Para que amar? O que há de real e melhor na vida é o prazer, e esse dispensa o coração.” (p. 83). V. “- Estas páginas foram escritas unicamente para a senhora. Vazei nelas toda a minha alma para lhe transmitir um perfume da mulher sublime, que passou na minha vida como sonho fugace.” (p. 128). A alternativa incorreta é a IV, pois a personagem Lúcia expressa a ideia de que o prazer é o que há de real e melhor na vida, e que dispensa o coração. Isso não condiz com a visão romântica e idealizada presente nas demais citações.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina