Buscar

Leia o poema: JOÃO RUI DE SOUSA (1928) - FOME Pudessem minhas mãos falar às tuas e dizer-lhes: sim, quero-te muito. Pudesse eu inundar-te de ternu...

Leia o poema: JOÃO RUI DE SOUSA (1928) - FOME Pudessem minhas mãos falar às tuas e dizer-lhes: sim, quero-te muito. Pudesse eu inundar-te de ternura e no silêncio ter-te, ampla e desnuda. Que eu não faria versos sobre mim, nem falaria em rosas, alma, lua. Pudesse o meu olhar adormecer-te, colher-te, fresca e firme, a forma viva. Que coisas não faria nesta vida? Que coisas não seria? A partir da leitura, seu desafio é analisar o texto sintaticamente. Explique quais são e como se dão as relações sintáticas no sentido do texto. Se não houver relações dessa ordem, explique o porquê.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O poema "Fome" de João Rui de Sousa apresenta uma estrutura sintática simples, com frases curtas e objetivas. Não há uma relação sintática complexa entre as palavras, mas sim uma relação semântica, que é a expressão do desejo do eu lírico em relação à pessoa amada. As frases "Pudessem minhas mãos falar às tuas e dizer-lhes: sim, quero-te muito" e "Pudesse eu inundar-te de ternura e no silêncio ter-te, ampla e desnuda" apresentam uma relação de condição, em que o eu lírico expressa o desejo de poder fazer algo em relação à pessoa amada. Já as frases "Que eu não faria versos sobre mim, nem falaria em rosas, alma, lua" e "Pudesse o meu olhar adormecer-te, colher-te, fresca e firme, a forma viva" apresentam uma relação de hipótese, em que o eu lírico imagina o que não faria e o que faria se pudesse ter a pessoa amada. Portanto, o texto apresenta uma relação sintática simples, mas uma relação semântica complexa, que é a expressão do desejo do eu lírico em relação à pessoa amada.

0
Dislike0
User badge image

Sonia Amaral

Padrão de resposta esperado

A repetição das estruturas sintáticas em versos como:


“Pudessem minhas mãos falar às tuas”, “Pudesse eu inundar-te de ternura” e “Pudesse o meu olhar adormecer-te”


colabora para estabelecer o ritmo do poema. Ela está relacionada a um efeito de significação no texto: o sujeito lírico evidencia o processo do avançar de seu sonho, que inicia com a necessidade de suas mãos poderem falar às da amada.


Em seguida, o desejo expresso é o de posse dessa mulher. Por fim, há o desejo de que seus olhos pudessem adormecê-la, permitindo a esse sujeito lírico a ampliação de possibilidades em sua vida com os questionamentos finais, que também repetem a estrutura sintática.


Nesse sentido, o reconhecimento das estruturas sintáticas auxilia na compreensão do texto, uma vez que, a partir da percepção da repetição dessas estruturas, é possível inferir diferentes sentidos ao texto.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais