Buscar

Considerando que a Lei n. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) ao dispor sobre o Sistema Tributário Nacional, instituiu normas gerais de direito t...

Considerando que a Lei n. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) ao dispor sobre o Sistema Tributário Nacional, instituiu normas gerais de direito tributário aplicáveis aos entes federativos, em relação às espécies tributárias, assinale a alternativa correta.
a. Segundo a Constituição, as taxas não poderão ter a mesma base de cálculo que os impostos.
b. No âmbito de sua respectiva competência, as taxas serão cobradas exclusivamente pela União, tendo como fato gerador o exercício regular do poder de polícia.
c. Os empréstimos compulsórios podem ser instituídos pelos estados-membros da federação.
d. As contribuições de melhoria não foram previstas na atual constituição como espécie tributária.
e. Não há possibilidade de integração entre os regramentos nacionais e internacionais, para efeito de proteção do consumidor.
a. Todas as afirmacoes estão incorretas.
b. Apenas a afirmação I está incorreta.
c. Todas as afirmações estão corretas.
d. Somente as afirmações I e III estão corretas
e. Apenas a afirmação II está correta.

Essa pergunta também está no material:

Unidade 4 - Questionário Avaliativo_ Revisão da tentativa
2 pág.

Direito Tributário Contábil Universidade Municipal de São Caetano do SulUniversidade Municipal de São Caetano do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a. Segundo a Constituição, as taxas não poderão ter a mesma base de cálculo que os impostos. - Correta. As taxas não podem ter base de cálculo idêntica à dos impostos. b. No âmbito de sua respectiva competência, as taxas serão cobradas exclusivamente pela União, tendo como fato gerador o exercício regular do poder de polícia. - Incorreta. As taxas podem ser cobradas pelos entes federativos, não exclusivamente pela União. c. Os empréstimos compulsórios podem ser instituídos pelos estados-membros da federação. - Incorreta. Os empréstimos compulsórios são de competência exclusiva da União. d. As contribuições de melhoria não foram previstas na atual constituição como espécie tributária. - Incorreta. As contribuições de melhoria estão previstas na Constituição como espécie tributária. e. Não há possibilidade de integração entre os regramentos nacionais e internacionais, para efeito de proteção do consumidor. - Incorreta. Há possibilidade de integração entre os regramentos nacionais e internacionais para proteção do consumidor. Portanto, a alternativa correta é: d. Somente as afirmações I e III estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais