Buscar

QUESTÃO 2 Como profissional da saúde, o fisioterapeuta tem um papel importante na promoção da saúde. Ele possui competência para atuar em todas as ...

QUESTÃO 2


Como profissional da saúde, o fisioterapeuta tem um papel importante na promoção da saúde. Ele possui competência para atuar em todas as esferas da atenção à saúde, abrangendo promoção, prevenção de agravos e reabilitação. Suas intervenções são implementadas nos níveis primário, secundário e terciário. Como profissional de primeiro contato, o fisioterapeuta inicia sua abordagem realizando uma avaliação abrangente por meio do diagnóstico cinético fisioterapêutico. A partir dessa avaliação, ele prescreve, planeja e executa o tratamento necessário, sendo responsável por conduzir o paciente até a alta, ou, se necessário, encaminhá-lo para outros profissionais de saúde. Essa abordagem multifacetada coloca o fisioterapeuta na linha de frente do cuidado, abrangendo desde a identificação precoce de possíveis problemas de saúde até a implementação de estratégias terapêuticas eficazes. Sua atuação abrangente reflete o compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de condições adversas e a restauração da funcionalidade, destacando a grande importância desse profissional no panorama da assistência à saúde.


Fonte: LOPES, K.; CARMONA, L. de O. Fundamentos de fisioterapia e ética profissional. Indaial: Uniasselvi, 2019.​​


Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


A atuação na especialidade profissional de fisioterapia em gerontologia se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, seja público, privado ou filantrópico; assim como nos setores da previdência social, educação, trabalho, judiciário e presidiário, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção e reabilitação.


Alternativa 2:


O fisioterapeuta traumato-ortopédico não exerce sua prática profissional em todos os níveis de atenção à saúde, ao longo do desenvolvimento ontogênico, com ações abrangendo prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação.


Alternativa 3:


A fisioterapia na saúde da mulher desempenha um papel pouco crucial na promoção da saúde feminina, abrangendo áreas como saúde materno-infantil, a não prevenção de doenças ginecológicas, atendimento durante o parto e reabilitação pós-parto.


Alternativa 4:


A atuação profissional do fisioterapeuta respiratório não exerce sua prática profissional em todos os níveis de atenção à saúde, ao longo do desenvolvimento ontogênico, com ações abrangendo prevenção, promoção, proteção e educação.


Alternativa 5:


Não é necessário fornecer assistência profissional na atenção primária especializada para atender às necessidades específicas de indivíduos com débitos funcionais resultantes de doenças oncológicas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: 1. A atuação na especialidade profissional de fisioterapia em gerontologia se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, seja público, privado ou filantrópico; assim como nos setores da previdência social, educação, trabalho, judiciário e presidiário, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção e reabilitação. - Esta alternativa está correta, pois descreve corretamente a atuação do fisioterapeuta em gerontologia. 2. O fisioterapeuta traumato-ortopédico não exerce sua prática profissional em todos os níveis de atenção à saúde, ao longo do desenvolvimento ontogênico, com ações abrangendo prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação. - Esta alternativa está incorreta, pois o fisioterapeuta traumato-ortopédico atua em diversos níveis de atenção à saúde, incluindo prevenção, promoção e reabilitação. 3. A fisioterapia na saúde da mulher desempenha um papel pouco crucial na promoção da saúde feminina, abrangendo áreas como saúde materno-infantil, a não prevenção de doenças ginecológicas, atendimento durante o parto e reabilitação pós-parto. - Esta alternativa está incorreta, pois a fisioterapia na saúde da mulher é crucial na promoção da saúde feminina, incluindo prevenção de doenças, atendimento durante o parto e reabilitação pós-parto. 4. A atuação profissional do fisioterapeuta respiratório não exerce sua prática profissional em todos os níveis de atenção à saúde, ao longo do desenvolvimento ontogênico, com ações abrangendo prevenção, promoção, proteção e educação. - Esta alternativa está incorreta, pois o fisioterapeuta respiratório atua em diversos níveis de atenção à saúde, incluindo prevenção, promoção e proteção. 5. Não é necessário fornecer assistência profissional na atenção primária especializada para atender às necessidades específicas de indivíduos com débitos funcionais resultantes de doenças oncológicas. - Esta alternativa está incorreta, pois é necessário fornecer assistência profissional na atenção primária especializada para atender às necessidades específicas de indivíduos com débitos funcionais resultantes de doenças oncológicas. Portanto, a alternativa correta é a número 1.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais