Buscar

Sobre a litíase urinária NÃO É correto afirmar que: Cerca de 80% dos cálculos renais são compostos por cálcio. Os cálculos compostos por cálcio, pr...

Sobre a litíase urinária NÃO É correto afirmar que:
Cerca de 80% dos cálculos renais são compostos por cálcio.
Os cálculos compostos por cálcio, principalmente os de oxalato de cálcio, estão relacionados ao consumo elevado de alimentos ricos em oxalato, como chocolate, espinafre, tomate, entre outros, e, também, ao excesso de vitamina C.
A formação de pedras ou cálculos nas vias urinárias ocorre principalmente nos rins em consequência do desequilíbrio entre a concentração de sais minerais e água.
Os cálculos compostos por ácido úrico são comumente encontrados em pacientes com gota (artrite microcristalina) e estão associados à baixa ingestão hídrica e ao excesso de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) e, consequentemente na urina.

Essa pergunta também está no material:

SM2 Estácio
1 pág.

Patologia Humana

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta sobre a litíase urinária é a primeira: "Cerca de 80% dos cálculos renais são compostos por cálcio." Na verdade, a afirmativa correta é que cerca de 80% dos cálculos renais são compostos por oxalato de cálcio, não por cálcio puro.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando