Buscar

No que tange ao controle de constitucionalidade, é correto afirmar que (A) o Supremo Tribunal Federal, por meio do controle concentrado de constit...

No que tange ao controle de constitucionalidade, é correto afirmar que

(A) o Supremo Tribunal Federal, por meio do controle concentrado de constitucionalidade, pode declarar a inconstitucionalidade de lei municipal contrária, diretamente, à Constituição Federal.
(B) a ação declaratória de inconstitucionalidade procedente possui eficácia erga omnes e efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública federal, estadual e municipal.
(C) o Presidente da República possui legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade de normas constitucionais originárias.
(D) a lei ordinária editada anteriormente à atual Constituição Federal pode ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade, desde que se mostre incompatível com a nova ordem constitucional.
(E) a ação declaratória de constitucionalidade improcedente pode ser objeto de ação rescisória ou recurso extraordinário perante o Supremo Tribunal Federal.

Essa pergunta também está no material:

prova_a01_tipo_001
13 pág.

Assistente Juridico e Procurador Juridico Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: (A) o Supremo Tribunal Federal, por meio do controle concentrado de constitucionalidade, pode declarar a inconstitucionalidade de lei municipal contrária, diretamente, à Constituição Federal. Essa afirmação está correta. O STF, por meio do controle concentrado, pode declarar a inconstitucionalidade de leis municipais que violem a Constituição Federal. (B) a ação declaratória de inconstitucionalidade procedente possui eficácia erga omnes e efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública federal, estadual e municipal. Essa afirmação está correta. A decisão procedente em ação declaratória de inconstitucionalidade possui eficácia erga omnes e efeito vinculante. (C) o Presidente da República possui legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade de normas constitucionais originárias. Essa afirmação está incorreta. O Presidente da República não possui legitimidade para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade. (D) a lei ordinária editada anteriormente à atual Constituição Federal pode ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade, desde que se mostre incompatível com a nova ordem constitucional. Essa afirmação está correta. Leis ordinárias editadas antes da Constituição atual podem ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade. (E) a ação declaratória de constitucionalidade improcedente pode ser objeto de ação rescisória ou recurso extraordinário perante o Supremo Tribunal Federal. Essa afirmação está incorreta. A ação declaratória de constitucionalidade improcedente não pode ser objeto de ação rescisória ou recurso extraordinário perante o STF. Portanto, a alternativa correta é a (A).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais