Buscar

Existem diferentes topologias para a associação de resistores, redes triângulo e estrela, paralelas, em série e mistas. O que limita o uso de deter...

Existem diferentes topologias para a associação de resistores, redes triângulo e estrela, paralelas, em série e mistas. O que limita o uso de determinado componente é seu comportamento na dissipação do calor gerado pelo efeito Joule. Desejando-se montar um circuito série com três resistores, R1 = 1E3 ohms, R2 = 2,5E3 ohms e R3 = 4,7E3 ohms, de 1/8 W e tensão de 10 V, analise as sentenças a seguir:
I- O resistor de 1000 ohms consegue suportar a potência dissipada na forma de calor e não irá esquentar acima da sua classe de temperatura.
II- O resistor de 2,5E3 ohms suporta toda a corrente do circuito sem problemas de aquecimento.
III- O resistor de 4,7E3 ohms dissipa uma potência acima dos 1/8W para o qual foi dimensionado. Nesse caso, não poderia ser utilizado no circuito.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual
5 pág.

Eletricidade e Eletrotécnica Aplicada Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as sentenças: I- O resistor de 1000 ohms consegue suportar a potência dissipada na forma de calor e não irá esquentar acima da sua classe de temperatura. Isso está correto, pois a potência dissipada pelo resistor de 1000 ohms é menor que 1/8W. II- O resistor de 2,5E3 ohms suporta toda a corrente do circuito sem problemas de aquecimento. Isso está incorreto, pois o resistor de 2,5E3 ohms pode dissipar uma potência maior que 1/8W, o que pode causar problemas de aquecimento. III- O resistor de 4,7E3 ohms dissipa uma potência acima dos 1/8W para o qual foi dimensionado. Nesse caso, não poderia ser utilizado no circuito. Isso está correto, pois o resistor de 4,7E3 ohms pode dissipar uma potência maior que 1/8W, o que o torna inadequado para o circuito. Portanto, a alternativa correta é: B Somente a sentença III está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais