Buscar

Você acertou 2 de 10 questões Verifique o seu desempenho e continue treinando! Você pode refazer o exercício quantas vezes quiser. Verificar Dese...

Você acertou 2 de 10 questões Verifique o seu desempenho e continue treinando! Você pode refazer o exercício quantas vezes quiser. Verificar Desempenho 1 Marcar para revisão Resposta incorreta Opa! A alternativa correta é a letra C. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 2 Marcar para revisão Resposta incorreta Opa! A alternativa correta é a letra D. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 3 Marcar para revisão Resposta incorreta Opa! A alternativa correta é a letra C. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 4 Marcar para revisão Resposta correta Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 5 Marcar para revisão Questão não respondida Opa! A alternativa correta é a letra A. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 6 Marcar para revisão Resposta incorreta Opa! A alternativa correta é a letra C. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 7 Marcar para revisão Resposta incorreta Opa! A alternativa correta é a letra B. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 8 Marcar para revisão Resposta incorreta Opa! A alternativa correta é a letra A. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 9 Marcar para revisão Resposta correta Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado 10 Marcar para revisão Resposta incorreta Opa! A alternativa correta é a letra A. Confira o gabarito comentado! Gabarito Comentado

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não posso ajudar com essa solicitação específica. Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo das questões, fique à vontade para perguntar.

0
Dislike0
User badge image

Quiteria Melo

Você acertou 10 de 10 questões

Verifique o seu desempenho e continue treinando! Você pode refazer o exercício quantas vezes quiser.

Verificar Desempenho


1

Marcar para revisão

(FUNDATEC/2019 - adaptada) A perspectiva de estudo na Psicologia Positiva busca uma visão mais ampla em relação aos potenciais do ser humano, suas capacidades e motivações, procurando entender melhor esses fenômenos.

I. A Psicologia Positiva propõe o estudo das potencialidades humanas.

PORQUE

II. A Psicologia Positiva é restrita aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A Psicologia Positiva, influenciada pelo humanismo, é um movimento que surgiu na transição do século XX para o século XXI. É importante lembrar que uma ciência não se desenvolve isoladamente! Um sistema teórico surge em uma área de conhecimento para preencher lacunas existentes, estabelecer críticas (antíteses) ou inovar. A Psicologia Positiva não apenas considera os indivíduos, mas também instituições positivas que promovam o desenvolvimento das virtudes. Além disso, pessoas positivas tendem a criar ambientes positivos. Portanto, a Psicologia Positiva propõe o estudo das potencialidades humanas, mas não se restringe apenas aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências. Assim, a asserção I é verdadeira, pois a Psicologia Positiva realmente propõe o estudo das potencialidades humanas. No entanto, a asserção II é falsa, pois a Psicologia Positiva não se limita apenas aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências.

2

Marcar para revisão

Os estudos e pesquisas em neurociência trazem qual perspectiva para as psicoterapias, entre as citadas a seguir?

A

A substituição das terapias pelos tratamentos orgânicos.

B

A real compreensão do mistério do funcionamento psíquico.

C

O questionamento severo do fundamento das abordagens que adotam o inconsciente.

D

As explicações da neurociência para compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia.

E

As variáveis biológicas são desnecessárias para a compreensão do fenômeno psicológico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

Os estudos e pesquisas em neurociência trazem explicações para os efeitos produzidos pela psicoterapia, o que contribui para a compreensão do fenômeno psicológico.

3

Marcar para revisão

(FAUL/2020 - adaptada) A Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920).

Com relação ao surgimento da psicologia como ciência, é CORRETO afirmar que:

A

A Psicologia é uma ciência, o que significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico que regem apenas a filosofia: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos dogmáticos.

B

A Psicologia é a ciência que estuda apenas o comportamento humano. Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico que regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos.

C

A Psicologia é uma ciência que procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos dogmáticos. A Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia.

D

A Psicofísica demarca uma mudança de abordagem, desta forma a Psicologia, em sua fundação, rompe com a Filosofia.

E

O método experimental foi uma inovação na Psicologia, pois possibilitou o desenvolvimento de uma Psicologia sensorial, uma Fisiologia experimental, que não rompe com o pensamento filosófico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A alternativa correta é a letra E. A Psicofísica, de fato, demarca uma mudança de abordagem na Psicologia, mas não significa que houve uma ruptura com a Filosofia. A inovação trazida pelos psicofísicos foi a utilização do método experimental para estudar uma Psicologia sensorial e uma Fisiologia experimental. Isso não significa que eles romperam com o pensamento filosófico. Ao contrário, eles buscavam evidências empíricas por meio do método experimental e de resultados reprodutíveis. O objetivo era obter dados constantes, não se limitando apenas às especulações, induções e deduções filosóficas. Portanto, a Psicologia, mesmo sendo uma ciência, ainda mantém fortes laços com a Filosofia.

4

Marcar para revisão

A Psicanálise, iniciada por Freud, revolucionou o entendimento da psicologia humana. Este movimento destacou-se pelo estudo do inconsciente e dos processos mentais não observáveis diretamente. Seu impacto foi significativo na forma como a psique é compreendida e abordada em terapias.

Qual conceito é central para a Psicanálise, conforme descrito por Freud?

A

Condição pré-consciente.

B

Reforço positivo.

C

Inconsciente.

D

Campo fenomenológico.

E

Condicionamento clássico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, é conhecida por enfatizar o papel do inconsciente na determinação do comportamento e pensamento humano. Enquanto outros conceitos como condição pré-consciente, reforço positivo, campo fenomenológico e condicionamento clássico pertencem a diferentes escolas ou teorias psicológicas, é o inconsciente que está no cerne da Psicanálise.

5

Marcar para revisão

Do ponto de vista epistemológico, é possível abordar a história da ciência psicológica, que começa com Wundt e James e seus precursores e os sistemas que deles emergiram. Nesse sentido, é importante que conhecimentos fundamentados na laicidade da ciência não se confundam com os conhecimentos dogmáticos da religião. 

Diante da incidência do discurso religioso, a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área tem se encontrado na posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma ¿Psicologia cristã¿. Em meio a este cenário complexo, os Conselhos de Psicologia têm produzido marcos de referência para a defesa da laicidade e recusa de fundamentalismos, sendo atualmente atores estratégicos na defesa da democracia brasileira. 

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. 

I. O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. 

II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade. 

III. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais. 

IV. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista. 

É correto apenas o que se afirma em:

A

I e IV. 

B

II e III.

C

II e IV.

D

I, II e III.

E

I, III e IV.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A resposta correta é: I, III e IV.

II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade. - O princípio da laicidade não pode ser relativizado. 

O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista.

6

Marcar para revisão

O sistema de crenças é mantido pelo senso comum, do lado oposto está a ciência.

Sobre a perspectiva e Zeitgeist, analise as asserções I e II.

I. Em ciências deve-se achar e deduzir antes de observar e encontrar as evidências.

PORQUE

II. É deduzindo que se constrói a ciência, tudo necessita ser investigado e corroborado.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

As asserções I e II são falsas. A ciência não se baseia em suposições ou deduções sem a devida observação e evidência. O método científico requer que as hipóteses sejam testadas e validadas por meio de experimentos e observações antes de serem aceitas. A asserção I está incorreta ao afirmar que em ciências deve-se achar e deduzir antes de observar e encontrar as evidências. A asserção II também está equivocada ao afirmar que é deduzindo que se constrói a ciência. Na verdade, a ciência é construída através de um processo rigoroso de investigação e corroboração de evidências, não apenas por dedução.

7

Marcar para revisão

(CESPE / CEBRASPE/2017 - adaptada) De acordo com as contribuições freudianas, o sujeito seria determinado por seu inconsciente. Sobre o aparelho psíquico, analise as asserções I e II.

I. O aparelho psíquico seria constituído por três instâncias: id, ego e superego.

PORQUE

II. O ego é o responsável pela mediação entre as moções advindas do id, as exigências do superego e a realidade externa.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

As asserções I e II são ambas verdadeiras. A primeira asserção afirma que o aparelho psíquico é composto por três instâncias: id, ego e superego, o que está correto de acordo com a teoria freudiana. A segunda asserção afirma que o ego é responsável pela mediação entre as moções advindas do id, as exigências do superego e a realidade externa, o que também está correto. No entanto, a asserção II não justifica a asserção I, pois a função do ego não explica a constituição do aparelho psíquico. Portanto, a alternativa correta é a B: "As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I".

8

Marcar para revisão

(IBFC/2016 - adaptada) Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas.

Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

A

Jacob Levi Moreno - Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado Teoria de Campo, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.

B

Melanie Klein - Postulou a Teoria dos Papéis e realizou atendimentos em grupo através do que considerou a ciência que explora a "verdade" mediante a ação, utilizando métodos dramáticos.

C

Kurt Lewin - Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação.

D

Burrhus Skinner- Seus estudos foram relacionados à Teoria Centrada na Pessoa, na qual os principais conceitos são a auto-realização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado auto-realização.

E

Carl Jung - Seus estudos sobre tipos psicológicos são amplamente utilizados como orientação profissional em relação à aprendizagem do indivíduo. Estes podem ser utilizados no planejamento de projetos educacionais, bem como na seleção de indivíduos em recursos humanos (RHs).


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A alternativa correta é a letra E, que se refere a Carl Gustav Jung (1875-1961). Jung é conhecido por seus estudos sobre tipos psicológicos, que são amplamente utilizados como orientação profissional e para entender o estilo de aprendizagem de um indivíduo. Esses estudos podem ser aplicados no planejamento de projetos educacionais e na seleção de indivíduos em recursos humanos. Portanto, a alternativa E associa corretamente o autor Carl Jung com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

9

Marcar para revisão

(FUNDATEC/2019 - adaptada) Seligman traz uma reflexão sobre o papel da Psicologia para o século XXI como proposta para saúde mental: será preciso desenvolver o fortalecimento do caráter e de valores dos indivíduos. Sobre os pontos principais desta proposta, analise as afirmativas a seguir.

I. A espiritualidade se insere no contexto sociocultural dos indivíduos, ampliando a visão reducionista centrada no processo de adoecimento.

II. A psicologia positivista tem uma nova perspectiva, que é desenvolver o potencial humano não somente com um olhar para a doença e os transtornos mentais e do comportamento.

III. Ajudar os outros e ter habilidades sociais, assim como ter gratidão faz parte da perspectiva de Seligman.

Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

A

I

B

II

C

I, II

D

II, III

E

I, II, III


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

Seligman propõe uma reflexão sobre o papel da Psicologia no século XXI, enfatizando a necessidade de fortalecer o caráter e os valores dos indivíduos como uma estratégia para a saúde mental. Analisando as afirmativas, podemos observar que:

I. A espiritualidade é um elemento importante no contexto sociocultural dos indivíduos, contribuindo para uma visão mais ampla que vai além do foco no adoecimento.

II. A psicologia positivista, segundo Seligman, deve ter uma nova perspectiva, voltada para o desenvolvimento do potencial humano, não se limitando apenas ao estudo das doenças e transtornos mentais e comportamentais.

III. A perspectiva de Seligman inclui a importância de ajudar os outros, desenvolver habilidades sociais e cultivar a gratidão.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas, o que torna a alternativa E a resposta correta para a questão.

10

Marcar para revisão

O Behaviorismo, proposto por John B. Watson, centrou-se na observação do comportamento como principal objeto de estudo da psicologia. Esta abordagem objetiva e experimental distanciou-se das teorias baseadas em processos internos inobserváveis, focando em comportamentos mensuráveis e observáveis.

Qual é o principal foco de estudo do Behaviorismo?

A

Processos cognitivos.

B

Comportamento observável.

C

Estruturas mentais.

D

Experiências subjetivas.

E

Inconsciente.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

O Behaviorismo, como teoria psicológica, foca primariamente no comportamento observável como seu objeto de estudo. Este movimento se diferencia de outros, como aqueles que estudam processos cognitivos, estruturas mentais, experiências subjetivas ou o inconsciente, por seu enfoque na observação objetiva e na mensuração de comportamentos.

Você acertou 10 de 10 questões

Verifique o seu desempenho e continue treinando! Você pode refazer o exercício quantas vezes quiser.

Verificar Desempenho


1

Marcar para revisão

(FUNDATEC/2019 - adaptada) A perspectiva de estudo na Psicologia Positiva busca uma visão mais ampla em relação aos potenciais do ser humano, suas capacidades e motivações, procurando entender melhor esses fenômenos.

I. A Psicologia Positiva propõe o estudo das potencialidades humanas.

PORQUE

II. A Psicologia Positiva é restrita aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A Psicologia Positiva, influenciada pelo humanismo, é um movimento que surgiu na transição do século XX para o século XXI. É importante lembrar que uma ciência não se desenvolve isoladamente! Um sistema teórico surge em uma área de conhecimento para preencher lacunas existentes, estabelecer críticas (antíteses) ou inovar. A Psicologia Positiva não apenas considera os indivíduos, mas também instituições positivas que promovam o desenvolvimento das virtudes. Além disso, pessoas positivas tendem a criar ambientes positivos. Portanto, a Psicologia Positiva propõe o estudo das potencialidades humanas, mas não se restringe apenas aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências. Assim, a asserção I é verdadeira, pois a Psicologia Positiva realmente propõe o estudo das potencialidades humanas. No entanto, a asserção II é falsa, pois a Psicologia Positiva não se limita apenas aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências.

2

Marcar para revisão

Os estudos e pesquisas em neurociência trazem qual perspectiva para as psicoterapias, entre as citadas a seguir?

A

A substituição das terapias pelos tratamentos orgânicos.

B

A real compreensão do mistério do funcionamento psíquico.

C

O questionamento severo do fundamento das abordagens que adotam o inconsciente.

D

As explicações da neurociência para compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia.

E

As variáveis biológicas são desnecessárias para a compreensão do fenômeno psicológico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

Os estudos e pesquisas em neurociência trazem explicações para os efeitos produzidos pela psicoterapia, o que contribui para a compreensão do fenômeno psicológico.

3

Marcar para revisão

(FAUL/2020 - adaptada) A Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920).

Com relação ao surgimento da psicologia como ciência, é CORRETO afirmar que:

A

A Psicologia é uma ciência, o que significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico que regem apenas a filosofia: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos dogmáticos.

B

A Psicologia é a ciência que estuda apenas o comportamento humano. Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico que regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos.

C

A Psicologia é uma ciência que procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos dogmáticos. A Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia.

D

A Psicofísica demarca uma mudança de abordagem, desta forma a Psicologia, em sua fundação, rompe com a Filosofia.

E

O método experimental foi uma inovação na Psicologia, pois possibilitou o desenvolvimento de uma Psicologia sensorial, uma Fisiologia experimental, que não rompe com o pensamento filosófico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A alternativa correta é a letra E. A Psicofísica, de fato, demarca uma mudança de abordagem na Psicologia, mas não significa que houve uma ruptura com a Filosofia. A inovação trazida pelos psicofísicos foi a utilização do método experimental para estudar uma Psicologia sensorial e uma Fisiologia experimental. Isso não significa que eles romperam com o pensamento filosófico. Ao contrário, eles buscavam evidências empíricas por meio do método experimental e de resultados reprodutíveis. O objetivo era obter dados constantes, não se limitando apenas às especulações, induções e deduções filosóficas. Portanto, a Psicologia, mesmo sendo uma ciência, ainda mantém fortes laços com a Filosofia.

4

Marcar para revisão

A Psicanálise, iniciada por Freud, revolucionou o entendimento da psicologia humana. Este movimento destacou-se pelo estudo do inconsciente e dos processos mentais não observáveis diretamente. Seu impacto foi significativo na forma como a psique é compreendida e abordada em terapias.

Qual conceito é central para a Psicanálise, conforme descrito por Freud?

A

Condição pré-consciente.

B

Reforço positivo.

C

Inconsciente.

D

Campo fenomenológico.

E

Condicionamento clássico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, é conhecida por enfatizar o papel do inconsciente na determinação do comportamento e pensamento humano. Enquanto outros conceitos como condição pré-consciente, reforço positivo, campo fenomenológico e condicionamento clássico pertencem a diferentes escolas ou teorias psicológicas, é o inconsciente que está no cerne da Psicanálise.

5

Marcar para revisão

Do ponto de vista epistemológico, é possível abordar a história da ciência psicológica, que começa com Wundt e James e seus precursores e os sistemas que deles emergiram. Nesse sentido, é importante que conhecimentos fundamentados na laicidade da ciência não se confundam com os conhecimentos dogmáticos da religião. 

Diante da incidência do discurso religioso, a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área tem se encontrado na posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma ¿Psicologia cristã¿. Em meio a este cenário complexo, os Conselhos de Psicologia têm produzido marcos de referência para a defesa da laicidade e recusa de fundamentalismos, sendo atualmente atores estratégicos na defesa da democracia brasileira. 

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. 

I. O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. 

II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade. 

III. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais. 

IV. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista. 

É correto apenas o que se afirma em:

A

I e IV. 

B

II e III.

C

II e IV.

D

I, II e III.

E

I, III e IV.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A resposta correta é: I, III e IV.

II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade. - O princípio da laicidade não pode ser relativizado. 

O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista.

6

Marcar para revisão

O sistema de crenças é mantido pelo senso comum, do lado oposto está a ciência.

Sobre a perspectiva e Zeitgeist, analise as asserções I e II.

I. Em ciências deve-se achar e deduzir antes de observar e encontrar as evidências.

PORQUE

II. É deduzindo que se constrói a ciência, tudo necessita ser investigado e corroborado.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

As asserções I e II são falsas. A ciência não se baseia em suposições ou deduções sem a devida observação e evidência. O método científico requer que as hipóteses sejam testadas e validadas por meio de experimentos e observações antes de serem aceitas. A asserção I está incorreta ao afirmar que em ciências deve-se achar e deduzir antes de observar e encontrar as evidências. A asserção II também está equivocada ao afirmar que é deduzindo que se constrói a ciência. Na verdade, a ciência é construída através de um processo rigoroso de investigação e corroboração de evidências, não apenas por dedução.

7

Marcar para revisão

(CESPE / CEBRASPE/2017 - adaptada) De acordo com as contribuições freudianas, o sujeito seria determinado por seu inconsciente. Sobre o aparelho psíquico, analise as asserções I e II.

I. O aparelho psíquico seria constituído por três instâncias: id, ego e superego.

PORQUE

II. O ego é o responsável pela mediação entre as moções advindas do id, as exigências do superego e a realidade externa.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

As asserções I e II são ambas verdadeiras. A primeira asserção afirma que o aparelho psíquico é composto por três instâncias: id, ego e superego, o que está correto de acordo com a teoria freudiana. A segunda asserção afirma que o ego é responsável pela mediação entre as moções advindas do id, as exigências do superego e a realidade externa, o que também está correto. No entanto, a asserção II não justifica a asserção I, pois a função do ego não explica a constituição do aparelho psíquico. Portanto, a alternativa correta é a B: "As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I".

8

Marcar para revisão

(IBFC/2016 - adaptada) Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas.

Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

A

Jacob Levi Moreno - Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado Teoria de Campo, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.

B

Melanie Klein - Postulou a Teoria dos Papéis e realizou atendimentos em grupo através do que considerou a ciência que explora a "verdade" mediante a ação, utilizando métodos dramáticos.

C

Kurt Lewin - Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação.

D

Burrhus Skinner- Seus estudos foram relacionados à Teoria Centrada na Pessoa, na qual os principais conceitos são a auto-realização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado auto-realização.

E

Carl Jung - Seus estudos sobre tipos psicológicos são amplamente utilizados como orientação profissional em relação à aprendizagem do indivíduo. Estes podem ser utilizados no planejamento de projetos educacionais, bem como na seleção de indivíduos em recursos humanos (RHs).


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A alternativa correta é a letra E, que se refere a Carl Gustav Jung (1875-1961). Jung é conhecido por seus estudos sobre tipos psicológicos, que são amplamente utilizados como orientação profissional e para entender o estilo de aprendizagem de um indivíduo. Esses estudos podem ser aplicados no planejamento de projetos educacionais e na seleção de indivíduos em recursos humanos. Portanto, a alternativa E associa corretamente o autor Carl Jung com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

9

Marcar para revisão

(FUNDATEC/2019 - adaptada) Seligman traz uma reflexão sobre o papel da Psicologia para o século XXI como proposta para saúde mental: será preciso desenvolver o fortalecimento do caráter e de valores dos indivíduos. Sobre os pontos principais desta proposta, analise as afirmativas a seguir.

I. A espiritualidade se insere no contexto sociocultural dos indivíduos, ampliando a visão reducionista centrada no processo de adoecimento.

II. A psicologia positivista tem uma nova perspectiva, que é desenvolver o potencial humano não somente com um olhar para a doença e os transtornos mentais e do comportamento.

III. Ajudar os outros e ter habilidades sociais, assim como ter gratidão faz parte da perspectiva de Seligman.

Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

A

I

B

II

C

I, II

D

II, III

E

I, II, III


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

Seligman propõe uma reflexão sobre o papel da Psicologia no século XXI, enfatizando a necessidade de fortalecer o caráter e os valores dos indivíduos como uma estratégia para a saúde mental. Analisando as afirmativas, podemos observar que:

I. A espiritualidade é um elemento importante no contexto sociocultural dos indivíduos, contribuindo para uma visão mais ampla que vai além do foco no adoecimento.

II. A psicologia positivista, segundo Seligman, deve ter uma nova perspectiva, voltada para o desenvolvimento do potencial humano, não se limitando apenas ao estudo das doenças e transtornos mentais e comportamentais.

III. A perspectiva de Seligman inclui a importância de ajudar os outros, desenvolver habilidades sociais e cultivar a gratidão.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas, o que torna a alternativa E a resposta correta para a questão.

10

Marcar para revisão

O Behaviorismo, proposto por John B. Watson, centrou-se na observação do comportamento como principal objeto de estudo da psicologia. Esta abordagem objetiva e experimental distanciou-se das teorias baseadas em processos internos inobserváveis, focando em comportamentos mensuráveis e observáveis.

Qual é o principal foco de estudo do Behaviorismo?

A

Processos cognitivos.

B

Comportamento observável.

C

Estruturas mentais.

D

Experiências subjetivas.

E

Inconsciente.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

O Behaviorismo, como teoria psicológica, foca primariamente no comportamento observável como seu objeto de estudo. Este movimento se diferencia de outros, como aqueles que estudam processos cognitivos, estruturas mentais, experiências subjetivas ou o inconsciente, por seu enfoque na observação objetiva e na mensuração de comportamentos.

Você acertou 10 de 10 questões

Verifique o seu desempenho e continue treinando! Você pode refazer o exercício quantas vezes quiser.

Verificar Desempenho


1

Marcar para revisão

(FUNDATEC/2019 - adaptada) A perspectiva de estudo na Psicologia Positiva busca uma visão mais ampla em relação aos potenciais do ser humano, suas capacidades e motivações, procurando entender melhor esses fenômenos.

I. A Psicologia Positiva propõe o estudo das potencialidades humanas.

PORQUE

II. A Psicologia Positiva é restrita aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A Psicologia Positiva, influenciada pelo humanismo, é um movimento que surgiu na transição do século XX para o século XXI. É importante lembrar que uma ciência não se desenvolve isoladamente! Um sistema teórico surge em uma área de conhecimento para preencher lacunas existentes, estabelecer críticas (antíteses) ou inovar. A Psicologia Positiva não apenas considera os indivíduos, mas também instituições positivas que promovam o desenvolvimento das virtudes. Além disso, pessoas positivas tendem a criar ambientes positivos. Portanto, a Psicologia Positiva propõe o estudo das potencialidades humanas, mas não se restringe apenas aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências. Assim, a asserção I é verdadeira, pois a Psicologia Positiva realmente propõe o estudo das potencialidades humanas. No entanto, a asserção II é falsa, pois a Psicologia Positiva não se limita apenas aos aspectos saudáveis do comportamento e suas competências.

2

Marcar para revisão

Os estudos e pesquisas em neurociência trazem qual perspectiva para as psicoterapias, entre as citadas a seguir?

A

A substituição das terapias pelos tratamentos orgânicos.

B

A real compreensão do mistério do funcionamento psíquico.

C

O questionamento severo do fundamento das abordagens que adotam o inconsciente.

D

As explicações da neurociência para compreensão dos efeitos produzidos pela psicoterapia.

E

As variáveis biológicas são desnecessárias para a compreensão do fenômeno psicológico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

Os estudos e pesquisas em neurociência trazem explicações para os efeitos produzidos pela psicoterapia, o que contribui para a compreensão do fenômeno psicológico.

3

Marcar para revisão

(FAUL/2020 - adaptada) A Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia em 1879, em Leipzig, na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920).

Com relação ao surgimento da psicologia como ciência, é CORRETO afirmar que:

A

A Psicologia é uma ciência, o que significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico que regem apenas a filosofia: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos dogmáticos.

B

A Psicologia é a ciência que estuda apenas o comportamento humano. Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico que regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos.

C

A Psicologia é uma ciência que procura um conhecimento objetivo, baseado em fatos dogmáticos. A Psicologia surgiu como uma disciplina científica pelo estabelecimento do primeiro Instituto de Psicologia.

D

A Psicofísica demarca uma mudança de abordagem, desta forma a Psicologia, em sua fundação, rompe com a Filosofia.

E

O método experimental foi uma inovação na Psicologia, pois possibilitou o desenvolvimento de uma Psicologia sensorial, uma Fisiologia experimental, que não rompe com o pensamento filosófico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A alternativa correta é a letra E. A Psicofísica, de fato, demarca uma mudança de abordagem na Psicologia, mas não significa que houve uma ruptura com a Filosofia. A inovação trazida pelos psicofísicos foi a utilização do método experimental para estudar uma Psicologia sensorial e uma Fisiologia experimental. Isso não significa que eles romperam com o pensamento filosófico. Ao contrário, eles buscavam evidências empíricas por meio do método experimental e de resultados reprodutíveis. O objetivo era obter dados constantes, não se limitando apenas às especulações, induções e deduções filosóficas. Portanto, a Psicologia, mesmo sendo uma ciência, ainda mantém fortes laços com a Filosofia.

4

Marcar para revisão

A Psicanálise, iniciada por Freud, revolucionou o entendimento da psicologia humana. Este movimento destacou-se pelo estudo do inconsciente e dos processos mentais não observáveis diretamente. Seu impacto foi significativo na forma como a psique é compreendida e abordada em terapias.

Qual conceito é central para a Psicanálise, conforme descrito por Freud?

A

Condição pré-consciente.

B

Reforço positivo.

C

Inconsciente.

D

Campo fenomenológico.

E

Condicionamento clássico.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A Psicanálise, fundada por Sigmund Freud, é conhecida por enfatizar o papel do inconsciente na determinação do comportamento e pensamento humano. Enquanto outros conceitos como condição pré-consciente, reforço positivo, campo fenomenológico e condicionamento clássico pertencem a diferentes escolas ou teorias psicológicas, é o inconsciente que está no cerne da Psicanálise.

5

Marcar para revisão

Do ponto de vista epistemológico, é possível abordar a história da ciência psicológica, que começa com Wundt e James e seus precursores e os sistemas que deles emergiram. Nesse sentido, é importante que conhecimentos fundamentados na laicidade da ciência não se confundam com os conhecimentos dogmáticos da religião. 

Diante da incidência do discurso religioso, a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área tem se encontrado na posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma ¿Psicologia cristã¿. Em meio a este cenário complexo, os Conselhos de Psicologia têm produzido marcos de referência para a defesa da laicidade e recusa de fundamentalismos, sendo atualmente atores estratégicos na defesa da democracia brasileira. 

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. 

I. O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. 

II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade. 

III. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais. 

IV. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista. 

É correto apenas o que se afirma em:

A

I e IV. 

B

II e III.

C

II e IV.

D

I, II e III.

E

I, III e IV.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A resposta correta é: I, III e IV.

II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade. - O princípio da laicidade não pode ser relativizado. 

O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista.

6

Marcar para revisão

O sistema de crenças é mantido pelo senso comum, do lado oposto está a ciência.

Sobre a perspectiva e Zeitgeist, analise as asserções I e II.

I. Em ciências deve-se achar e deduzir antes de observar e encontrar as evidências.

PORQUE

II. É deduzindo que se constrói a ciência, tudo necessita ser investigado e corroborado.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

As asserções I e II são falsas. A ciência não se baseia em suposições ou deduções sem a devida observação e evidência. O método científico requer que as hipóteses sejam testadas e validadas por meio de experimentos e observações antes de serem aceitas. A asserção I está incorreta ao afirmar que em ciências deve-se achar e deduzir antes de observar e encontrar as evidências. A asserção II também está equivocada ao afirmar que é deduzindo que se constrói a ciência. Na verdade, a ciência é construída através de um processo rigoroso de investigação e corroboração de evidências, não apenas por dedução.

7

Marcar para revisão

(CESPE / CEBRASPE/2017 - adaptada) De acordo com as contribuições freudianas, o sujeito seria determinado por seu inconsciente. Sobre o aparelho psíquico, analise as asserções I e II.

I. O aparelho psíquico seria constituído por três instâncias: id, ego e superego.

PORQUE

II. O ego é o responsável pela mediação entre as moções advindas do id, as exigências do superego e a realidade externa.

Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II.

A

As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I.

B

As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I.

C

A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.

D

A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

E

As asserções I e II são falsas.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

As asserções I e II são ambas verdadeiras. A primeira asserção afirma que o aparelho psíquico é composto por três instâncias: id, ego e superego, o que está correto de acordo com a teoria freudiana. A segunda asserção afirma que o ego é responsável pela mediação entre as moções advindas do id, as exigências do superego e a realidade externa, o que também está correto. No entanto, a asserção II não justifica a asserção I, pois a função do ego não explica a constituição do aparelho psíquico. Portanto, a alternativa correta é a B: "As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I".

8

Marcar para revisão

(IBFC/2016 - adaptada) Desde a consolidação da psicologia como ciência, diversos autores propuseram conceitos próprios, criando diferentes escolas e tendências teóricas.

Assinale a alternativa que associa corretamente o autor com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

A

Jacob Levi Moreno - Adaptou a abordagem de campo da física a um conceito chamado Teoria de Campo, e aplicou tal teoria no trabalho com grupos. A dinâmica de grupo refere-se à interação entre seus membros, que dependem uns dos outros. O grupo pode exercer pressão sobre uma pessoa para que ela mude seu comportamento, mas esta também influencia o grupo quando a ameaça ocorre.

B

Melanie Klein - Postulou a Teoria dos Papéis e realizou atendimentos em grupo através do que considerou a ciência que explora a "verdade" mediante a ação, utilizando métodos dramáticos.

C

Kurt Lewin - Desenvolveu uma teoria de relações internas de objeto intimamente ligada aos impulsos. Trabalhou amplamente no atendimento psicanalítico com crianças estudando o papel das fantasias intrapsíquicas inconscientes. Postulou que o ego passa por um processo de clivagem para lidar com o medo e a aniquilação.

D

Burrhus Skinner- Seus estudos foram relacionados à Teoria Centrada na Pessoa, na qual os principais conceitos são a auto-realização e a autodireção. De acordo com esta teoria, as pessoas nascem com a capacidade de se direcionarem de forma mais saudável até um nível de completude chamado auto-realização.

E

Carl Jung - Seus estudos sobre tipos psicológicos são amplamente utilizados como orientação profissional em relação à aprendizagem do indivíduo. Estes podem ser utilizados no planejamento de projetos educacionais, bem como na seleção de indivíduos em recursos humanos (RHs).


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

A alternativa correta é a letra E, que se refere a Carl Gustav Jung (1875-1961). Jung é conhecido por seus estudos sobre tipos psicológicos, que são amplamente utilizados como orientação profissional e para entender o estilo de aprendizagem de um indivíduo. Esses estudos podem ser aplicados no planejamento de projetos educacionais e na seleção de indivíduos em recursos humanos. Portanto, a alternativa E associa corretamente o autor Carl Jung com suas propostas teóricas no campo da psicologia.

9

Marcar para revisão

(FUNDATEC/2019 - adaptada) Seligman traz uma reflexão sobre o papel da Psicologia para o século XXI como proposta para saúde mental: será preciso desenvolver o fortalecimento do caráter e de valores dos indivíduos. Sobre os pontos principais desta proposta, analise as afirmativas a seguir.

I. A espiritualidade se insere no contexto sociocultural dos indivíduos, ampliando a visão reducionista centrada no processo de adoecimento.

II. A psicologia positivista tem uma nova perspectiva, que é desenvolver o potencial humano não somente com um olhar para a doença e os transtornos mentais e do comportamento.

III. Ajudar os outros e ter habilidades sociais, assim como ter gratidão faz parte da perspectiva de Seligman.

Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

A

I

B

II

C

I, II

D

II, III

E

I, II, III


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

Seligman propõe uma reflexão sobre o papel da Psicologia no século XXI, enfatizando a necessidade de fortalecer o caráter e os valores dos indivíduos como uma estratégia para a saúde mental. Analisando as afirmativas, podemos observar que:

I. A espiritualidade é um elemento importante no contexto sociocultural dos indivíduos, contribuindo para uma visão mais ampla que vai além do foco no adoecimento.

II. A psicologia positivista, segundo Seligman, deve ter uma nova perspectiva, voltada para o desenvolvimento do potencial humano, não se limitando apenas ao estudo das doenças e transtornos mentais e comportamentais.

III. A perspectiva de Seligman inclui a importância de ajudar os outros, desenvolver habilidades sociais e cultivar a gratidão.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas, o que torna a alternativa E a resposta correta para a questão.

10

Marcar para revisão

O Behaviorismo, proposto por John B. Watson, centrou-se na observação do comportamento como principal objeto de estudo da psicologia. Esta abordagem objetiva e experimental distanciou-se das teorias baseadas em processos internos inobserváveis, focando em comportamentos mensuráveis e observáveis.

Qual é o principal foco de estudo do Behaviorismo?

A

Processos cognitivos.

B

Comportamento observável.

C

Estruturas mentais.

D

Experiências subjetivas.

E

Inconsciente.


Resposta correta

Parabéns, você selecionou a alternativa correta. Confira o gabarito comentado!

Gabarito Comentado

O Behaviorismo, como teoria psicológica, foca primariamente no comportamento observável como seu objeto de estudo. Este movimento se diferencia de outros, como aqueles que estudam processos cognitivos, estruturas mentais, experiências subjetivas ou o inconsciente, por seu enfoque na observação objetiva e na mensuração de comportamentos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais