Buscar

2. A função fática é uma das funções da linguagem. Ela privilegia a interação entre um emissor e um receptor, na oralidade, um locutor e um interlo...

2. A função fática é uma das funções da linguagem. Ela privilegia a interação entre um emissor e um receptor, na oralidade, um locutor e um interlocutor, pois o ser humano é constituído de subjetividade, pode se comunicar, pode expressar suas ideias, seus pensamentos, emoções. Quanto à função fática da linguagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A Função Fática é uma das funções da linguagem. Ela privilegia a interação entre um emissor e um receptor, na oralidade, um locutor e um interlocutor.
II- Ao ser exercida a função fática, ela abre um diálogo/interação; estabelece ou interrompe a comunicação. Podem ser observadas em cumprimentos, despedidas ou em diversas maneiras nos diálogos do dia a dia.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Essa pergunta também está no material:

PROVA SEMANTICA
4 pág.

Semântica e Pragmática Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as asserções: I- A Função Fática é uma das funções da linguagem. Ela privilegia a interação entre um emissor e um receptor, na oralidade, um locutor e um interlocutor. II- Ao ser exercida a função fática, ela abre um diálogo/interação; estabelece ou interrompe a comunicação. Podem ser observadas em cumprimentos, despedidas ou em diversas maneiras nos diálogos do dia a dia. A primeira asserção é verdadeira, pois descreve corretamente a função fática na linguagem. A segunda asserção também é verdadeira, pois explica como a função fática abre um diálogo e estabelece ou interrompe a comunicação. Portanto, a alternativa correta é: d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais