Buscar

Em relação ao Poder Judiciário, assinale a alternativa incorreta. a) Os atos políticos do governo estão dentro da esfera de vigiabilidade do Poder...

Em relação ao Poder Judiciário, assinale a alternativa incorreta.

a) Os atos políticos do governo estão dentro da esfera de vigiabilidade do Poder Judiciário, desde que causem prejuízo a direitos e garantias individuais ou coletivas e que, para o efetivo e imparcial controle destes atos, há a necessidade das garantias constitucionais da magistratura para não intimidar-se diante dos poderes.
b) Caso os Tribunais responsáveis não encaminharem as respectivas propostas orçamentárias dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo considerará, para fins de consolidação da proposta orçamentária anual, os valores aprovados na lei orçamentária vigente.
c) CORRETA A Constituição Federal outorgou importantes garantias ao Poder Judiciário, como meio de lhe assegurar autonomia e independência para o imparcial exercício da jurisdição, dividindo-as entre garantias institucionais que asseguram a independência e imparcialidade dos membros do Judiciário e as funcionais, que protegem o Judiciário como instituição.
d) A vitaliciedade, em primeiro grau de jurisdição, só será adquirida após 2 anos de efetivo exercício do cargo, desde que, naturalmente, o magistrado supere o denominado estágio probatório.
e) A regra de inamovibilidade não é absoluta uma vez que o magistrado poderá ser removido por interesse público, fundando-se tal decisão por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Constitucional II
23 pág.

Direito Constitucional II Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FacisaFaculdade de Ciências Sociais Aplicadas - Facisa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) Esta alternativa está correta, pois descreve a vigiabilidade do Poder Judiciário sobre os atos políticos do governo, desde que causem prejuízo a direitos e garantias individuais ou coletivas. b) Esta alternativa está incorreta, pois a não apresentação das propostas orçamentárias pelos Tribunais não implica que o Poder Executivo considere automaticamente os valores da lei orçamentária vigente. c) Esta alternativa está correta, pois descreve as garantias constitucionais concedidas ao Poder Judiciário para assegurar sua autonomia e independência. d) Esta alternativa está incorreta, pois a vitaliciedade, em primeiro grau de jurisdição, é adquirida após 3 anos de efetivo exercício do cargo, não 2 anos. e) Esta alternativa está incorreta, pois a regra de inamovibilidade é absoluta, exceto em casos de interesse público, onde a remoção do magistrado requer decisão fundamentada por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do CNJ. Portanto, a alternativa incorreta é a letra b).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais