Buscar

QUESTÃO 1 A expressão "Bioética" emerge como um termo relativamente recente, sendo empregada pela primeira vez na década de 1970 por Van Rensselaer...

QUESTÃO 1


A expressão "Bioética" emerge como um termo relativamente recente, sendo empregada pela primeira vez na década de 1970 por Van Rensselaer Potter, um pesquisador oriundo de Nova Iorque. O contexto propício para a concepção desse neologismo ocorreu durante as pesquisas de Potter sobre a cura do câncer, realizadas na Universidade de Wisconsin. Foi nesse cenário que ele percebeu a necessidade premente de ampliar o escopo da ética, de modo que esta pudesse abranger não apenas as questões tradicionais, mas também se estendesse à defesa e ao respeito pela vida humana. A motivação por trás da criação da Bioética estava intrinsecamente ligada à compreensão de que a ética convencional necessitava evoluir para contemplar desafios éticos emergentes no campo da biomedicina. A Bioética, portanto, surge como uma resposta à necessidade de garantir a sobrevivência da espécie humana e, ao mesmo tempo, aprimorar continuamente a qualidade de vida.


Ao inserir a dimensão bioética no âmbito da pesquisa sobre a cura do câncer, Potter reconheceu a importância de considerar não apenas os avanços científicos e tecnológicos, mas também as implicações éticas inerentes a essas descobertas. A Bioética, assim, transcende o escopo tradicional da ética ao incorporar preocupações específicas relacionadas à vida, saúde e bem-estar, buscando equilibrar os avanços científicos com as questões éticas subjacentes. Portanto, a Bioética representa uma evolução conceitual crucial, estabelecendo uma ponte entre a ciência e a ética, e reconhecendo a importância de considerar as implicações éticas nas decisões e avanços no campo biomédico. Ao abraçar a defesa e o respeito pela vida humana, a Bioética se torna um guia valioso para a sociedade contemporânea, promovendo uma abordagem ética na pesquisa, no desenvolvimento tecnológico e na prática médica, visando o benefício coletivo e a melhoria contínua da qualidade de vida (Lopes; Carmona, 2019).

 

Fonte: LOPES, K.; CARMONA, L. de O. Fundamentos de fisioterapia e ética profissional. Indaial: UNIASSELVI, 2019.​

 

Conhecendo melhor a definição do que é a bioética, assinale a alternativa que corresponda às verdadeiras funções da bioética:

Alternativas


Alternativa 1:


Tem função normativa.


Alternativa 2:


Tem função de nível protetor.


Alternativa 3:


Tem função normativa e nível protetor.


Alternativa 4:


Tem função normativa e analítica da bioética.


Alternativa 5:


Existem três funções, sendo elas, função analítica da bioética, função normativa e nível protetor.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: 1. Tem função normativa. 2. Tem função de nível protetor. 3. Tem função normativa e nível protetor. 4. Tem função normativa e analítica da bioética. 5. Existem três funções, sendo elas, função analítica da bioética, função normativa e nível protetor. A função da bioética é abrangente e envolve aspectos normativos, protetores e analíticos. Considerando as alternativas apresentadas, a que melhor corresponde às verdadeiras funções da bioética é a alternativa 5: "Existem três funções, sendo elas, função analítica da bioética, função normativa e nível protetor."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais