Buscar

Entre o final da Idade Média e início da Idade Moderna, o conhecimento dito científico começa a colocar em questão muitos conhecimentos da época e ...

Entre o final da Idade Média e início da Idade Moderna, o conhecimento dito científico começa a colocar em questão muitos conhecimentos da época e o próprio entendimento do mundo pelo conhecimento religioso/teológico. Por exemplo, lembremos a descoberta de que a Terra não era o centro do Universo. A Revolução Francesa, por exemplo, foi inspirada nas ideias iluministas e representa o principal marco desse movimento intelectual (Renascentista). Iluminismo: Contrário à visão teocêntrica que dominava a Europa. Essa forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. De acordo com Mello e Donato (2011, p. 252):

Assinale a alternativa CORRETA: 


A ) (    ) O pensamento iluminista tem como fundamentos a crença no poder da razão humana de compreender nossa verdadeira natureza e de ser consciente de nossas circunstâncias. O homem, então, creia ser o detentor de seu próprio destino, formulando o racionalismo e contrariando as imposições de caráter religioso, sua “razão” divina de existir, e os privilégios dados à nobreza e ao clero – ainda predominantes à época (séculos XVII e XVIII).


B ) (    ) O feudo era tido como um “modo de posse de bens reais” e ‘feudal’ relacionava-se não apenas ao feudo propriamente, mas também aos encargos decorrentes deste tipo de posse.


C ) (    ) Perceber o feudalismo como fenômeno histórico implicava num entendimento em que a expressão “feudal” incorporasse também um conteúdo econômico, referindo-se não apenas à organização política e às relações pessoais estabelecidas entre os homens pertencentes às classes dominantes, mas também à própria maneira como estes sujeitavam uma população mais ampla para a organização de uma produção agrícola da qual todos dependiam para a sua subsistência.


D ) (    ) Mais tarde, a partir dos estudos e conceitos desenvolvidos por Karl Marx e Friedrich Engels, entre 1845 e 1846, o período medieval passa a ser visto pelos historiadores marxistas como um modo de produção.

Próxima































































































Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a seguinte: A) ( ) O pensamento iluminista tem como fundamentos a crença no poder da razão humana de compreender nossa verdadeira natureza e de ser consciente de nossas circunstâncias. O homem, então, creia ser o detentor de seu próprio destino, formulando o racionalismo e contrariando as imposições de caráter religioso, sua “razão” divina de existir, e os privilégios dados à nobreza e ao clero – ainda predominantes à época (séculos XVII e XVIII).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina