Buscar

O art. 52, X, da CF, autoriza o Senado Federal, por meio de Resolução, a suspender a execução de lei declarada inconstitucional pelo STF, na apreci...

O art. 52, X, da CF, autoriza o Senado Federal, por meio de Resolução, a suspender a execução de lei declarada inconstitucional pelo STF, na apreciação de um caso concreto (controle difuso de constitucionalidade). De acordo com o princípio da separação de poderes, julgue as assertivas abaixo:
I. A suspensão da execução de norma julgada inconstitucional pelo STF, por meio de Resolução expedida pelo Senado Federal, configura afronta ao princípio da separação de poderes.
II. Não há violação ao princípio da separação de poderes, uma vez que se trata de suspensão da execução de norma criada pelo Poder Legislativo por Resolução do Senado Federal, que também faz parte do Poder Legislativo.
III. O julgamento da constitucionalidade de lei pelo STF refere-se ao exercício de função jurisdicional própria do Poder Judiciário.
A partir dessa análise, assinale a alternativa correta:

a) A suspensão da execução de norma julgada inconstitucional pelo STF, por meio de Resolução expedida pelo Senado Federal, configura afronta ao princípio da separação de poderes.
b) Não há violação ao princípio da separação de poderes, uma vez que se trata de suspensão da execução de norma criada pelo Poder Legislativo por Resolução do Senado Federal, que também faz parte do Poder Legislativo.
c) O julgamento da constitucionalidade de lei pelo STF refere-se ao exercício de função jurisdicional própria do Poder Judiciário.

Essa pergunta também está no material:

U1S2 - Atividade Diagnóstica
2 pág.

Direito Constitucional I Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na análise das assertivas, a alternativa correta é: c) O julgamento da constitucionalidade de lei pelo STF refere-se ao exercício de função jurisdicional própria do Poder Judiciário.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais