Buscar

Sobre os princípios da interpretação, destaca-se a interpretação conforme a Constituição, que estatui que diante da possibilidade de mais de uma so...

Sobre os princípios da interpretação, destaca-se a interpretação conforme a Constituição, que estatui que diante da possibilidade de mais de uma solução para um problema posto, deve-se levar em consideração aquela que se compatibilizar com CF/88 para se evitar declaração de inconstitucionalidade de norma infraconstitucional em que o problema se funda. A partir disso, pode-se afirmar que não é decorrência e limites da interpretação conforme a Constituição:

a. Deve-se preservar a validade da lei infraconstitucional, não declarando a sua inconstitucionalidade, se for possível conferir a ela uma interpretação conforme a Constituição.
b. No caso de se obter uma norma fruto da interpretação claramente inconstitucional, a lei infraconstitucional deverá ser declarada inconstitucional e não manter essa interpretação sob o pretexto de que foi feita conforme a Constituição.
c. O intérprete não poderá, sob o pretexto de se interpretar conforma a Constituição, negar interpretação literal da norma.
d. Entre as várias possibilidades de interpretação, deve-se escolher a que não seja contrária a CF/88.
e. O intérprete não deve zelar pela vontade do legislador, não devendo afastar a interpretação conforme a Constituição quando resultar em regulação distinta daquela pretendida na edição da lei infraconstitucional.

Essa pergunta também está no material:

U1S4 - Atividade de Aprendizagem
2 pág.

Direito Constitucional I Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c. O intérprete não poderá, sob o pretexto de se interpretar conforme a Constituição, negar interpretação literal da norma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais