Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Suponha que, em uma espécie de planta, a altura do caule seja condicionada por 3 pares de genes com efeito aditivo. A menor planta, com genótipo recessivo, mede 40 cm e cada gene dominante acrescenta 5 cm à altura. Uma planta de genótipo aaBbCc foi autofecundada. A proporção de descendentes que serão capazes de atingir a altura de 50 cm é de:
a) 1/16
b) 1/4
c) 3/16
d) 6/16
e) 1/2
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para resolver essa questão, vamos analisar o genótipo da planta e como ele influencia a altura do caule. 1. Genótipo e altura: A planta com genótipo recessivo (aabbcc) mede 40 cm. Cada gene dominante (A, B ou C) acrescenta 5 cm à altura. Portanto, para atingir 50 cm, precisamos de um aumento de 10 cm (50 cm - 40 cm). 2. Número de genes dominantes necessários: Como cada gene dominante acrescenta 5 cm, precisamos de 2 genes dominantes (2 x 5 cm = 10 cm). 3. Genótipo da planta: A planta em questão tem o genótipo aaBbCc. Isso significa que ela possui: - 0 alelos dominantes para A (aa) - 1 alelo dominante para B (B) - 1 alelo dominante para C (C) 4. Possibilidades de descendentes: Ao autofecundar a planta aaBbCc, vamos considerar a segregação dos alelos: - Para o gene B (Bb), as possibilidades são: 50% Bb (dominante) e 50% bb (recessivo). - Para o gene C (Cc), as possibilidades são: 50% Cc (dominante) e 50% cc (recessivo). 5. Combinações para atingir 50 cm: Para que a planta descendente atinja 50 cm, ela precisa ter pelo menos 2 alelos dominantes entre B e C. As combinações possíveis são: - BbCc (1 alelo de B e 1 alelo de C) - atinge 50 cm. - Bbcc (1 alelo de B e 0 alelos de C) - não atinge 50 cm. - bbCc (0 alelos de B e 1 alelo de C) - não atinge 50 cm. - bbcc (0 alelos de B e 0 alelos de C) - não atinge 50 cm. 6. Probabilidades: - A probabilidade de obter Bb é 1/2. - A probabilidade de obter Cc é 1/2. - Portanto, a probabilidade de obter BbCc (que atinge 50 cm) é: (1/2) * (1/2) = 1/4. Assim, a proporção de descendentes que serão capazes de atingir a altura de 50 cm é de b) 1/4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar a situação. Para determinar a altura de 50 cm, cada gene dominante acrescenta 5 cm à altura. Portanto, para atingir 50 cm, todos os genes devem ser dominantes. O genótipo aaBbCc indica que metade dos descendentes terá o genótipo aaBbCc, o que significa que 1/2 dos descendentes terá a capacidade de atingir a altura de 50 cm. Portanto, a alternativa correta é: e) 1/2

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A freqüência de descendentes heterozigotos, para os dois genes, é de 50%. Estão ilustrados cinco genótipos. A herança apresentada é poligênica.

a) 01. Na correlação apresentada, é ilustrado um exemplo de herança poligênica.
b) 02. O caráter estatura apresenta variação fenotípica discreta.
c) 03. Os genótipos homozigotos apresentam-se em maior proporção.
d) 04. Deficiências nutricionais na população considerada deslocariam a curva do gráfico para a esquerda.

Mais conteúdos dessa disciplina