Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto de texto: “[...] Toda a percepção tem como resultado uma cópia do ambiente [...]. Isso obriga, muitas vezes, os defensores dessa concepção a aceitar a existência de uma realidade em si, que nunca pode ser diretamente acessada”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Carlos Eduardo; ABIB, José Antônio Damásio. Teoria da percepção no behaviorismo radical. Psic.: Teor. e Pesq. Brasília, v. 18, n. 2, p. 129-137, ago. 2002. . Acesso em 20 abr. 2020. p. 129. Considerando o excerto acima e o texto-base Teoria da Percepção no Behaviorismo Radical, assinale a alternativa que descreve corretamente o papel do sujeito enquanto recebedor de percepção:
C Tem um papel mais passivo, sendo estimulado pelo ambiente.
A Tem um papel mais ativo, sendo estimulado nas relações sociais.
B Tem um papel de transmissor, sendo estimulado por fatores orgânicos.
D Tem um papel mais passivo, sendo estimulado pela família.
E Tem papel neutro, sendo estimulado socialmente.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa questão, precisamos considerar a perspectiva do behaviorismo radical em relação à percepção. O excerto menciona que a percepção resulta em uma "cópia do ambiente", o que sugere que o sujeito não está ativamente moldando a percepção, mas sim recebendo estímulos do ambiente. Vamos analisar as alternativas: A) Tem um papel mais ativo, sendo estimulado nas relações sociais. - Essa opção sugere um papel ativo, o que não se alinha com a ideia de uma "cópia do ambiente". B) Tem um papel de transmissor, sendo estimulado por fatores orgânicos. - Essa opção não se encaixa bem, pois não fala sobre a recepção da percepção. C) Tem um papel mais passivo, sendo estimulado pelo ambiente. - Esta opção se alinha com a ideia de que a percepção é uma cópia do ambiente, indicando um papel passivo do sujeito. D) Tem um papel mais passivo, sendo estimulado pela família. - Embora mencione um papel passivo, limita a estimulação à família, o que não é abrangente. E) Tem papel neutro, sendo estimulado socialmente. - Essa opção sugere uma neutralidade que não se encaixa bem com a ideia de recepção passiva. A alternativa que melhor descreve o papel do sujeito enquanto recebedor de percepção, de acordo com o excerto e a perspectiva do behaviorismo radical, é: C) Tem um papel mais passivo, sendo estimulado pelo ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando o excerto fornecido e o texto-base "Teoria da Percepção no Behaviorismo Radical", a descrição correta do papel do sujeito enquanto recebedor de percepção é a alternativa C) Tem um papel mais passivo, sendo estimulado pelo ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Considerando o excerto acima e o texto-base Teoria da Percepção no Behaviorismo Radical, assinale a alternativa que descreve corretamente o papel do sujeito na percepção:
B Captura percepções no sentido de “tomar posse delas".
A Entende as percepções no sentido superficial.
B Captura percepções no sentido de “tomar posse delas".
C Domina as percepções e emoções espontâneas.
D Captura emoções e sentimentos de outros.
E Rememora as percepções a partir do mundo físico.

Considerando o fragmento acima e o texto-base Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski, assinale a alternativa que descreve a nova psicológica anunciada por Vigotski:
A Anuncia uma nova Psicologia baseada no método e nos princípios do materialismo dialético.
A Anuncia uma nova Psicologia baseada no método e nos princípios do materialismo dialético.
B Defende uma Psicologia baseada no método e nos princípios da escola democrática.
C Reafirma uma Psicologia baseada no método e nos princípios do fundamentalismo.
D Apresenta uma Psicologia baseada no método e nos princípios da escola tradicional.
E Propõe uma nova Psicologia baseada no método empirista e dedutivo.

Leia o excerto de texto: “[...]A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas tendo seu desenvolvimento partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento via mediação social”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Stéfany Bruna Brito; CALDAS, Rafaela Sousa. Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. Juiz de fora, v. 7, n. 2, p. 179-187, dez. 2014. . Acesso em 08 abr. 2020. p.179. Considerando o excerto acima e o texto-base Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotski, assinale a alternativa que apresenta corretamente a análise do desenvolvimento infantil sob enfoque naturalista:
A Significa explicar os fenômenos psíquicos a partir de uma suposta natureza do homem: naturais e sociais e historicamente construídas.
B A análise sob o enfoque naturalista significa pensar o homem como ser único e biológico.
C Significa entender a criança como de características diversas, um ser biologicamente constituído.
D Significa compreender a natureza do homem por suas características físicas, biológicas e comportamentais.
E A análise pelo viés naturalista significa entender o ser humano pelo seu comportamento na sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina