Logo Passei Direto
Buscar
Questão 14: Em um hospital, equipes de diferentes setores foram chamadas para analisar as principais causas que justificassem os atrasos nas cirurgias realizadas. Em reunião, equipe de limpeza, manutenção, enfermagem e médica puderam apontar, de acordo com o ponto de vista de cada setor, os principais motivos que contribuíam para que os atrasos acontecessem. De acordo com o método utilizado, qual ferramenta de melhoria continua foi utilizada nesse caso: A) ciclo PDCA B) folhas de verificação - cheklist C) diagrama pareto D) diagrama de causa efeito- Ishikawa E) Matriz GUT

A) ciclo PDCA
B) folhas de verificação - cheklist
C) diagrama pareto
D) diagrama de causa efeito- Ishikawa
E) Matriz GUT
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A ferramenta de melhoria contínua utilizada nesse caso é o D) diagrama de causa e efeito - Ishikawa. Essa ferramenta é comumente utilizada para identificar e analisar as possíveis causas de um problema, permitindo que equipes de diferentes setores identifiquem as principais causas que justificam os atrasos nas cirurgias realizadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Partindo da ideia de que nenhum processo é perfeito e de que o aprimoramento é sempre possível, o PDCA oferece condições para gerir seu funcionamento com foco na qualidade. Em muitos casos, tal análise pode apontar para a necessidade de melhorias e, portanto, o ciclo PDCA pode ser usado como suporte. Assim, analise as seguintes ações para a otimização dos processos: I - Identificar o problema. II- Realizar. III- Implementar as ações corretivas. IV- Avaliar os resultados obtidos. As ações I, II, III e IV correspondem, respectivamente, às etapas:

A) D, C, A e P.
B) A, C, D e P.
C) D, P, C e A.
D) IP, II D, III A e C IV
E) P, A, C e D.

Sobre a etapa "declarar a missão da empresa", é incorreto afirmar:
A) Considera-se missão a razão da existência de uma organização.
B) Para ter sucesso, a declaração de missão precisa associar três elementos essenciais: oportunidades, competência e compromisso.
C) A definição de missão passa pelo direcionamento das pessoas na condução de suas ações e, portanto, precisa ser operacional.
D) As organizações frequentemente mudam a sua missão (razão de viver) ao longo dos anos.
E) Cada pessoa dentro da organização precisa estar comprometida com concretizar a missão.

Analise as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre o auditor gestor:
( ) Estabelecer a missão (conjunto de conceitos do porque a empresa existe e o que ela deve fazer).
( ) A missão deverá refletir a preocupação com a promoção de saúde e gestão de riscos.
( ) Metas principais (especifica o que o programa espera realizar em médio e longo prazos).
( ) Metas secundárias (são os objetivos a serem alcançados para conduzirem a um melhor desempenho).
A) V, F, V. F.
B) F,V, F, V.
C) V, V, V, V.
D) F, F, V, V.
E) F, F, F, F.

Assinale a alternativa correta que corresponde à modalidade que compreende a auditoria operacional.

A) Auditoria concorrente.
B) Auditoria retrospectiva.
C) Auditoria retrospectiva externa.
D) Auditoria prospectiva.
E) Auditoria de contas hospitalares.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Acreditação é um processo de avaliação externo pelo qual o desempenho de serviços de saúde é avaliado com base em padrões predeterminados, de maneira formal, estruturada, periódica.
II. Acreditação em caráter voluntário, sem caráter fiscalizador, é uma forma de criar uma "cultura de qualidade continua.
III. Os termos acreditação e certificação são sinônimos.
IV. O valor atribuido à acreditação confere diferencial para a instituição de saúde não somente do ponto de vista da imagem projetada ao cliente externo, mas também possibilita a sobrevivência das organizações.
A) Apenas as afirmativas I e Il estão corretas.
B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
C) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
E) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I- Um dos grandes desafios dos gestores da qualidade é a mudança da cultura da organização de saúde, isso porque a implantação de um modelo de gestão de qualidade implica reestruturação de todos os processos de trabalho.
II- Um estilo de liderança autoritário por parte do gestor da qualidade é capaz de criar um clima motivador e confiável.
III- A mudança da cultura da organização de saúde em determinado momento pode ser considerada uma ameaça pelos funcionários mais antigos.
IV- A liderança transformacional é uma alternativa para melhorar a implementação da mudança da cultura da organização de saúde. É entendida como aquela em que o lider tem uma visão e consegue influenciar e motivar o desempenho de todos para alcançá-la.
A) Apenas as afirmativas I e Il estão corretas.
B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
E) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Relacione a etapa com a sua correta definição.

A) A-3, B-1, C-4, D- 2.
B) A-1, B-3, C-4, D-2.
C) A-3, B-1, C-2, D- 4.
D) A-2, B-4, C-3, D- 1.
E) A-1, B-2, C-3, D- 4.

Assinale a alternativa correta que completa a frase, a qual corresponde ao tipo de serviço de atendimentos aos usuários de planos de saúde.

A) Hospital de retaguarda.
B) Assistência domiciliar.
C) Hospital para cuidados paliativos.
D) Hospital dia.
E) Clinica de recuperação.

Analise a alternativa correspondente:

A) A-IV, B- III, C- I, D-II.
B) A-II, B-, C- IV, D- III.
C) A-III, B-, C- II, D-IV.
D) A-I, B- II, C- III, D-IV.
E) A-IV, B- II,

Questão 12: O processo de avaliação da qualidade dos serviços de saúde vem sendo desenvolvido há décadas. Hoje, o processo de avaliação de qualidade evoluiu para a acreditação, no qual os conjuntos de padrões e de Indicadores já foram previamente definidos e avaliados quanto à confiabilidade. Os indicadores têm papel importante dentro do processo de avaliação de qualidade. Sobre os indicadores de qualidade, analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta. A) Indicadores devem ser entendidos como medidas que expressam o grau de desempenho de diferentes aspectos da assistência à saúde, descrevendo o que está ocorrendo na realidade. B) Os indicadores podem ser expressos em um índice, uma taxa ou um coeficiente. O atributo ao qual o indicador se refere precisa ser mensurável e sensível aos determinantes sociais, econômicos, ambientais e biológicos. C) O indicador tem o papel crucial de apontar quais aspectos da atenção à saúde precisam ser modificados ou aprimorados. Assim, podemos dizer que o indicador constitui-se em sinalizador do que está ou não certo. D) Para um indicador representar a qualidade do serviço recomenda-se que este não seja prático e adaptável à realidade dos serviços de saúde. E) Como expressão matemática, o indicador é apenas um número, portanto, para inferir algo sobre a qualidade do serviço de saúde e ganhar significado, o número deve ser comparado a um padrão.

A) Indicadores devem ser entendidos como medidas que expressam o grau de desempenho de diferentes aspectos da assistência à saúde, descrevendo o que está ocorrendo na realidade.
B) Os indicadores podem ser expressos em um índice, uma taxa ou um coeficiente. O atributo ao qual o indicador se refere precisa ser mensurável e sensível aos determinantes sociais, econômicos, ambientais e biológicos.
C) O indicador tem o papel crucial de apontar quais aspectos da atenção à saúde precisam ser modificados ou aprimorados. Assim, podemos dizer que o indicador constitui-se em sinalizador do que está ou não certo.
D) Para um indicador representar a qualidade do serviço recomenda-se que este não seja prático e adaptável à realidade dos serviços de saúde.
E) Como expressão matemática, o indicador é apenas um número, portanto, para inferir algo sobre a qualidade do serviço de saúde e ganhar significado, o número deve ser comparado a um padrão.

Questão 13: A busca da qualidade em saúde trouxe grandes mudanças no gerenciamento das organizações. Inicialmente, a concepção de gestão envolveu um modelo gerencial de garantia de qualidade, isto é, manter aquela que já existia. Esse modelo evoluiu para uma visão de melhoria contínua da qualidade, fundamentado na premissa de que esta pode constantemente ser aprimorada. Analise as afirmativas a seguir e determine V para verdadeiro e F para falso. ( ) O Gerenciamento da Qualidade Total é um modelo gerencial que se baseia em foco no cliente, fortalecimento dos funcionários e incentivo à melhoria contínua da qualidade. ( ) O Sistema de Produção Toyota é centrado na participação e na autonomia dos funcionários para tomar decisões que afetam o resultado do trabalho. ( ) O Sistema de Produção Toyota tem uma implantação desafiadora, pois exige mudanças profundas na cultura organizacional para que todos se sintam responsáveis e comprometidos com o cliente. Assinale a alternativa correta: A) V, V, V. B) V, V, F. C) F, V, V. D) F, F, V. E) V, F, V.

( ) O Gerenciamento da Qualidade Total é um modelo gerencial que se baseia em foco no cliente, fortalecimento dos funcionários e incentivo à melhoria contínua da qualidade.
( ) O Sistema de Produção Toyota é centrado na participação e na autonomia dos funcionários para tomar decisões que afetam o resultado do trabalho.
( ) O Sistema de Produção Toyota tem uma implantação desafiadora, pois exige mudanças profundas na cultura organizacional para que todos se sintam responsáveis e comprometidos com o cliente.

Questão 15 : A gestão por competências é um modelo gerencial que analisa as competências dos profissionais e as compara com aquelas necessárias para atingir as metas da organização. Quando há "gap" (uma discrepância) entre elas, a gerência trabalha para diminuí-la, seja recrutando e selecionando novos funcionários, seja treinando os antigos ou direcionando-os para o desempenho adequado. Assinale a alternativa incorreta: A) Para realizar a gestão por competência, o gerente deve buscar das pessoas o máximo que elas poderão dar, pois o desempenho individual determina o organizacional. B) Ao valorizar os pontos fortes ou talentos individuais, a organização amplia sua capacidade produtiva, o trabalho torna-se desmotivador e a gerência se enfraquece. C) Na visão da gestão por competência, um candidato a um cargo não deveria ser analisado quanto à sua personalidade ou iniciativa, mas sim quanto à sua capacidade de desempenho. D) Para realizar a gestão por competência, gerente deve concentrar-se no que a pessoa pode fazer extraordinariamente bem, tornando os pontos fracos irrelevantes para a realização de um determinado trabalho. E) Para realizar a gestão por competência, o gerente "torna os pontos fortes produtivos" na gestão de pessoas, o que implica reconhecer os talentos e as competências individuais e alocá-los na função e no cargo certos.

A) Para realizar a gestão por competência, o gerente deve buscar das pessoas o máximo que elas poderão dar, pois o desempenho individual determina o organizacional.
B) Ao valorizar os pontos fortes ou talentos individuais, a organização amplia sua capacidade produtiva, o trabalho torna-se desmotivador e a gerência se enfraquece.
C) Na visão da gestão por competência, um candidato a um cargo não deveria ser analisado quanto à sua personalidade ou iniciativa, mas sim quanto à sua capacidade de desempenho.
D) Para realizar a gestão por competência, gerente deve concentrar-se no que a pessoa pode fazer extraordinariamente bem, tornando os pontos fracos irrelevantes para a realização de um determinado trabalho.
E) Para realizar a gestão por competência, o gerente "torna os pontos fortes produtivos" na gestão de pessoas, o que implica reconhecer os talentos e as competências individuais e alocá-los na função e no cargo certos.

Questão 16: Pesquisas mundiais demonstram que a segurança do paciente é uma prioridade nos países desenvolvidos. A cultura de segurança está intimamente relacionada ao processo de acreditação. O processo de acreditação conduz a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a permear todas as atitudes no trabalho. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para falso. ( ) O processo de acreditação conduz a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a permear todas as atitudes no trabalho, porque se quer, continuamente, aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados. ( ) Estabelecer uma cultura de segurança depende de comunicação eficaz, confiança entre profissionais, prática colaborativa e capacidade de aprendizado de mudança. ( ) Cultura de segurança é, na verdade, uma percepção compartilhada pelos profissionais de saúde de que a segurança é prioridade para a gerência da organização. A) V, F, F. B) F, V, V. C) V, V, V. D) F, V, F. E) V, F, V.

( ) O processo de acreditação conduz a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a permear todas as atitudes no trabalho, porque se quer, continuamente, aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados.
( ) Estabelecer uma cultura de segurança depende de comunicação eficaz, confiança entre profissionais, prática colaborativa e capacidade de aprendizado de mudança.
( ) Cultura de segurança é, na verdade, uma percepção compartilhada pelos profissionais de saúde de que a segurança é prioridade para a gerência da organização.

Questão 18: "O Sistema Nacional de Auditoria - SNA exercerá sobre as ações e serviços de saúde desenvolvidos no âmbito do SUS as atividades de controle da execução, avaliação da estrutura, dos processos aplicados e dos resultados alcançados, e a auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais e jurídicas, mediante exame analítico e pericial." Diante dessa afirmação, pode-se concluir que são alguns dos objetivos do SNA: A) Controlar, avaliar e auditar somente as entidades públicas, na realização de serviços de assistência à saúde. B) A verificação da conformidade das ações realizadas com os padrões estabelecidos, além de aferir a adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade. C) Controlar a aplicação dos recursos financeiros transferidos aos serviços de saúde, mediante análise dos relatórios de faturamento. D) Apresentar, trimestralmente, ao Conselho de Saúde correspondente e em audiência pública, nas Câmaras de Vereadores e nas Assembleias Legislativas respectivas, os dados das empresas públicas, referentes aos resultados do Programa de Saúde da Família. E) Não compete ao SNA realizar auditoria financeira.

A) Controlar, avaliar e auditar somente as entidades públicas, na realização de serviços de assistência à saúde.
B) A verificação da conformidade das ações realizadas com os padrões estabelecidos, além de aferir a adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade.
C) Controlar a aplicação dos recursos financeiros transferidos aos serviços de saúde, mediante análise dos relatórios de faturamento.
D) Apresentar, trimestralmente, ao Conselho de Saúde correspondente e em audiência pública, nas Câmaras de Vereadores e nas Assembleias Legislativas respectivas, os dados das empresas públicas, referentes aos resultados do Programa de Saúde da Família.
E) Não compete ao SNA realizar auditoria financeira.

Ferramentas de gestão e melhoria da qualidade são consideradas úteis na medida em que auxiliam na obtenção e análise dos processos internos, identificando causas, efeitos, testando teorias ou controlando um processo quando a solução para um problema foi implantada. Sua utilização é bastante flexível, isto é, uma mesma ferramenta pode ser usada com diferentes finalidades, sozinha ou associada a outras. Como exemplo, temos a Matriz GUT que tem como seu principal objetivo:

A)Identificar, entre diversos problemas, os mais graves, que requerem prioridade de intervenção.
B) Criar um plano de ação no qual se delimitam ações, responsabilidades, métodos, prazos e recursos associados.
C) Gerar um gráfico utilizado para analisar a relação de influência de um fator sobre outro.
D) Conhecer a frequência de certos eventos, durante determinado período de tempo.
E) Analisar diferentes grupos de causas para um problema ou efeito, incluindo visões de diferentes profissionais, o que permite olhar para o problema por diferentes ângulos.

As profissionais da saúde tiveram grande evolução nos últimos anos, surgindo, portanto, profissões que agregaram valor aos cuidados da saúde contemporânea. Devido à expansão de tecnologias voltadas à saúde, podemos evidenciar o surgimento de novas frentes de trabalho e especialidades nas últimas décadas. O surgimento de Políticas Públicas, tais como o SUS e os programas de internação domiciliar, levaram as empresas privadas prestadoras de serviços domiciliares, planos, seguradoras e operadoras de serviços de saúde, a propiciarem condições que atendam às demandas e que passem a criar um novo mercado de consumo: a saúde. Para atender a esta expectativa, surge a figura do profissional auditor. Exercer auditoria envolve, além de capacitação específica, um profissional atento às novas exigências de mercado. São características fundamentais que um auditor deve possuir para desenvolver eticamente seu trabalho:
I- O profissional auditor, em sua prática profissional, somente deverá aceitar trabalhos que julgue estar capacitado totalmente de recursos para desenvolvê-los.
II- O profissional deverá ser parcial, manter sigilo, ser tendencioso, deve ser impessoal, justo e ter a veracidade como lema principal de condutas.
III- O auditor deverá emitir parecer de fatores que julgue conhecedor e informado concretamente, punindo, portanto, as partes que não estiverem de acordo contratualmente.
IV- Estar em consonância com o Código de Ética que regula a profissão, manter a relação direta da empresa, cumprindo fielmente suas normas e regras institucionais, e respeitando a cultura organizacional.
A) Todas as frases estão corretas.
B) Todas as frases estão incorretas.
C)Apenas as frases I, II e IV estão corretas.
D)Apenas as frases I e IV estão corretas.
E) Apenas as frases I, III e IV estão corretas.

Auditoria em saúde é a análise à luz das boas práticas de assistência à saúde e do contate gera ao paciente, médico, hospital, aferindo sua execução e conferindo seus valores de custos. As Fe usuais para a gestão da auditoria estão associadas a conceitos administrativos que expressam a processos envolvidos na prestação de serviços. Podemos elencar algumas que são altamente utilizadas como métodos científicos de gestão, como o método para controle dos processos (PDCA). Assinale a alternativa correta sobre as quatro fases desse ciclo.

A) Metas, executar, verificar, ação.
B) Planejar, executar, checar, agir.
C) Metas, verificação, ajuda, ação.
D) Planejar, executar, ajudar,corrigir
E) metas, correção, ação e verificação