Buscar

Um dos parâmetros considerado determinante de risco de lesão e prejuízo na performance relacionados a corrida é o chamado ângulo de ataque da tíbia...

Um dos parâmetros considerado determinante de risco de lesão e prejuízo na performance relacionados a corrida é o chamado ângulo de ataque da tíbia durante a fase de apoio inicial no solo. Sobre este parâmetro nesta fase, marque a alternativa INCORRETA. 


Mostrar opções de resposta 

Tocar o solo durante a fase de apoio inicial da corrida com a perna pouco estendida e pouco a frente provoca aumento do momento flexor externo do joelho e do quadril devido a maior força de contato bone-to-bone no quadril e joelho. 

 

 Em ângulos de ataque da tíbia superiores a 90°, mais força precisa ser desenvolvida pelos glúteos (momento extensor interno) para tentar equilibrar a tendência de giro provocado pela maior torque externo. Esse mecanismo de defesa leva a maior gasto de energia e consequentemente prejudica a performance. 

O ângulo de ataque da tíbia compreende o ângulo formado entre o chão e a tíbia.

O joelho demasiadamente estendido aumenta a força de impacto de reação do solo na articulação, diretamente sobre o platô tibial na articulação tibiofemoral.

 A síndrome do estresse tibial medial, popularmente conhecida como canelite, é caracterizada por dor referida na região anterior da perna mais medialmente e tem como forte relação causal o ângulo de ataque da tíbia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: 1. Tocar o solo durante a fase de apoio inicial da corrida com a perna pouco estendida e pouco à frente provoca aumento do momento flexor externo do joelho e do quadril devido a maior força de contato bone-to-bone no quadril e joelho. - Esta afirmação está CORRETA. Tocar o solo com a perna pouco estendida e pouco à frente pode aumentar o momento flexor externo do joelho e do quadril. 2. Em ângulos de ataque da tíbia superiores a 90°, mais força precisa ser desenvolvida pelos glúteos (momento extensor interno) para tentar equilibrar a tendência de giro provocado pela maior torque externo. Esse mecanismo de defesa leva a maior gasto de energia e consequentemente prejudica a performance. - Esta afirmação está CORRETA. Ângulos de ataque da tíbia superiores a 90° podem exigir mais esforço dos glúteos para equilibrar o giro, levando a um maior gasto de energia e prejudicando a performance. 3. O ângulo de ataque da tíbia compreende o ângulo formado entre o chão e a tíbia. - Esta afirmação está CORRETA. O ângulo de ataque da tíbia é de fato o ângulo formado entre o chão e a tíbia. 4. O joelho demasiadamente estendido aumenta a força de impacto de reação do solo na articulação, diretamente sobre o platô tibial na articulação tibiofemoral. - Esta afirmação está INCORRETA. Um joelho demasiadamente estendido pode diminuir a absorção de impacto e aumentar a carga sobre a articulação. 5. A síndrome do estresse tibial medial, popularmente conhecida como canelite, é caracterizada por dor referida na região anterior da perna mais medialmente e tem como forte relação causal o ângulo de ataque da tíbia. - Esta afirmação está CORRETA. A síndrome do estresse tibial medial, conhecida como canelite, está relacionada ao ângulo de ataque da tíbia. Portanto, a alternativa INCORRETA é a afirmação 4: "O joelho demasiadamente estendido aumenta a força de impacto de reação do solo na articulação, diretamente sobre o platô tibial na articulação tibiofemoral."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais