Buscar

que mais provavelmente será cultivado em indivíduos que adquirem uma pneumonia extra-hospitalar e, particularmente, quando um padrão lobar está pre...

que mais provavelmente será cultivado em indivíduos que adquirem uma pneumonia extra-hospitalar e, particularmente, quando um padrão lobar está presente, como nesse caso. A pneumonia atípica por Mycoplasma não. produz escarro purulento, a menos que haja uma infecção bacteriana secundária, o que é uma complicação comum das pneumonias por vírus e Mycoplasma. As infecções por criptococos e micobactérias, em geral, produzem doença granulomatosa. A pneumonia por Candida é rara, mas partir de um carcinoma pulmonar de pequenas células), que leva os córtices adrenais a produzirem cortisol em excesso. Os carcinomas de pequenas células são tumores agressivos que tendem a se metastatizar precocemente. Mesmo quando parecem ser pequenos e localizados, eles não o são, ou não permanecem como tal. A cirurgia não é uma opção para esses pacientes. Eles são tratados como se apresentassem uma doença sistêmica; alguns dos protocolos quimioterápicos proporcionam benefícios de 1 ano ou mais, mas a cura é rara. Os adenocarcinomas e os carcinomas de grandes células tendem a produzir uma síndrome paraneoplásica. Os carcinoides brônquicos tendem a ser pequenos e não são propensos a produzir efeitos paraneoplásicos; raramente, ele causam a síndrome carcinoide. Os carcinomas de células renais foram associados à síndrome de Cushing, mas o padrão típico das metástases é o de múltiplos nódulos em ambos os pulmões. Os linfomas não Hodgkin raramente ocorrem no pulmão, não estão associados ao tabagismo e não produzem a síndrome de Cushing. Os carcinomas de células escamosas podem ser centrais e ocorrer em tabagistas, mas são mais propensos a produzir hipercalcemia.

1 5 (D) O quadro clínico e morfológico é o de uma síndrome de angústia respiratória aguda (SARA). A SARA se caracteriza pela lesão alveolar difusa, que é iniciada, na maior parte dos casos, pela lesão do endotélio capilar pelos neutrófilos e macrófagos. Os leucócitos se agregam nos capilares alveolares e liberam metabólitos tóxicos do oxigênio, citoquinas e eicosanoides. A lesão do endotélio capilar permite o extravasamento de líquidos ricos em proteína. Consequentemente, o epitélio alveolar sobrejacente também é lesionado. A redução da produção de surfactante provoca a síndrome da angústia respiratória com doença da membrana hialina em neonatos. A SARA e a coagulação intravascular disseminada (CID) podem complicar o choque séptico, mas a CID não é uma causa de SARA. A aspiração de bactérias provoca broncopneumonia. A liberação de citoquinas fibrogênicas é um fator importante para a fibrose pulmonar difusa.
1 6 ( C ) O paciente apresenta a síndrome de Goodpasture. As lesões renais e pulmonares são produzidas por um anticorpo dirigido contra um antígeno comum à membrana basal do glomérulo e do alvéolo. Isso acarreta uma reação de hipersensibilidade do tipo II. O C-ANCA e o P-ANCA são mais conhecidos como marcadores para diversas formas de vasculite sistêmica. O anticorpo anti-DNA topoisomerase I é um marcador para a esclerodermia. O anticorpo antimitocondrial está associado à cirrose biliar primária. O ANA é usado como um exame geral de triagem para diversas condições autoimunes, normalmente doenças vasculares do colágeno, tais como o lúpus eritematoso sistêmico.
1 7 ( B ) Esses achados apontam para uma doença pulmonar obstrutiva, tal como o enfisema, que decorre do estreitamento das vias aéreas ou da perda do retrocesso elástico. Os adenocarcinomas, semelhantemente aos outros tumores pulmonares primários, envolvem tipicamente um pulmão e não produzem doença das pequenas vias aéreas. O embolismo pulmonar crônico não afeta a CVF, uma vez que as vias não são afetadas, mas há um descompasso entre a ventilação e a perfusão. A sarcoidose é uma forma de doença pulmonar restritiva crônica. As pneumoconioses produzem um padrão restritivo de doença pulmonar com todos os volumes pulmonares reduzidos, baixa CVF e razão VEFj/CVF normal.
1 8 ( C ) Essa paciente apresenta a síndrome de Horner como resultado do envolvimento dos gânglios simpáticos cervicais por um carcinoma invasivo. Um tumor como este, nesta localização, com esses achados associados é denominado tumor de Pancoast. Os processos infecciosos, tais como a pneumonia, provavelmente não invadirão estruturas fora do pulmão. As bronquiectasias destroem brônquios no interior do pulmão. A sarcoidose pode resultar em acentuada adenopatia hilar com efeito de massa, mas o envolvimento do gânglio cervical superior é improvável. De modo semelhante, a tuberculose é uma doença granulomatosa que pode levar a uma adenopatia hilar, embora geralmente sem destruição de tecidos extrapulmonares.
1 9 ( G ) Esses achados representam o assim chamado complexo de Ghon (ou primário), que consiste em um pequeno granuloma subpleural com granulomas caseosos linfonodais hilar extensos. O complexo de Ghon é uma característica da tuberculose primária, que mais frequentemente é uma doença subclínica de indivíduos mais jovens. Indivíduos que estão imunocomprometidos, tais como os pacientes infectados pelo HIV, não organizam uma boa resposta granulomatosa e apresentam granulomas mais extensos e mal formados, disseminação da tuberculose, ou ambos. Os pacientes com fibrose cística e um elevado nível de cloreto no suor (frequentemente mais elevado nas crianças que nos adultos) desenvolvem bronquiectasias disseminadas com infecção por agentes bacterianos, particularmente Pseudomonas aeruginosa e Burkholderia cepacia. O anticorpo anticentromérico é característico da esclerodermia limitada, que não apresenta envolvimento pulmonar significante, em contraposição à esclerodermia difusa. O ANA está presente em muitas doenças autoimunes, principalmente no lúpus eritematoso sistêmico, com pleurite e derrames pleurais. O teste da reagina plasmática rápida é empregado para diagnosticar sífilis, que não apresenta doença pulmonar significante. Os nódulos reumatoides podem ser observados na artrite reumatoide; estes podem ser subpleurais, mas os pacientes normalmente apresentam artrite.
2 0 ( C ) Esse paciente apresenta o "pulmão do fazendeiro", que é uma forma de pneumonite de hipersensibilidade provocada pela inalação de esporos de actinomicetos. Estes esporos contêm o antígeno que incita a reação de hipersensibilidade. Uma vez que as reações de hipersensibilidade imune do tipo III (precoce) e do tipo IV são envolvidas, a formação de granulomas pode ocorrer. A doença regredirá quando o paciente não está mais exposto ao antígeno. A exposição crônica pode levar a uma doença pulmonar intersticial mais extensa. A silicose pode produzir uma doença pulmonar restritiva com fibrose, mas existem nódulos de fibrose que se desenvolvem ao longo de anos com inflamação mínima. A asbestose é outra pneumoconiose que também pode produzir fibrose intersticial ao longo de muitos anos e com maior risco de neoplasia. A tuberculose pulmonar pode produzir granulomas, mas o padrão seria miliar, sendo improvável que continuasse por 15 anos. Os anticorpos dirigidos contra a membrana basal pulmonar são uma característica da síndrome de Goodpasture, que causa, principalmente, hemorragia pulmonar.
2 1 (E) O enfisema

Essa pergunta também está no material:

Doenças Pulmonares
21 pág.

Patologia I Fundação Universidade do Estado de Santa CatarinaFundação Universidade do Estado de Santa Catarina

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina