Buscar

Sobre a incorporação das normas do Mercosul aos ordenamentos jurídicos dos Estados membros, é correto afirmar: 1. a natureza da norma do Mercosul ...

Sobre a incorporação das normas do Mercosul aos ordenamentos jurídicos dos Estados membros, é correto afirmar:

1. a natureza da norma do Mercosul é indiferente a fim de saber se deve ela passar pelo crivo dos parlamentos internos.
2. todas as alternativas estão corretas.
3. diversas normas do Mercosul são internalizadas por meio de instrumentos, como portarias ministeriais, sem aprovação parlamentar prévia.
4. no caso do Brasil, é vedado ao Poder Executivo sustar a tramitação de normas do Mercosul em trâmite no Congresso Nacional.
5. com a criação do Parlamento do Mercosul e o estabelecimento de representatividade popular no bloco, as normas mercosulinas gozarão de aplicabilidade imediata nos ordenamentos jurídicos internos dos membros.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos da Integração Regional: O MERCOSUL - PROVAS E EXERCÍCIOS COMPLETOS
65 pág.

Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul - Turma 2 Universidade Federal do AcreUniversidade Federal do Acre

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: 1. A natureza da norma do Mercosul é indiferente a fim de saber se deve ela passar pelo crivo dos parlamentos internos. - Esta afirmação está incorreta, pois a natureza da norma do Mercosul é relevante para determinar se ela deve passar pelo crivo dos parlamentos internos. 2. Todas as alternativas estão corretas. - Esta afirmação está incorreta, pois nem todas as alternativas estão corretas. 3. Diversas normas do Mercosul são internalizadas por meio de instrumentos, como portarias ministeriais, sem aprovação parlamentar prévia. - Esta afirmação está correta, pois algumas normas do Mercosul são internalizadas por meio de instrumentos, como portarias ministeriais, sem aprovação parlamentar prévia. 4. No caso do Brasil, é vedado ao Poder Executivo sustar a tramitação de normas do Mercosul em trâmite no Congresso Nacional. - Esta afirmação está correta, pois é vedado ao Poder Executivo sustar a tramitação de normas do Mercosul em trâmite no Congresso Nacional. 5. Com a criação do Parlamento do Mercosul e o estabelecimento de representatividade popular no bloco, as normas mercosulinas gozarão de aplicabilidade imediata nos ordenamentos jurídicos internos dos membros. - Esta afirmação está incorreta, pois a criação do Parlamento do Mercosul e o estabelecimento de representatividade popular no bloco não garante aplicabilidade imediata das normas mercosulinas nos ordenamentos jurídicos internos dos membros. Portanto, a alternativa correta é a número 3: "Diversas normas do Mercosul são internalizadas por meio de instrumentos, como portarias ministeriais, sem aprovação parlamentar prévia."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais