Buscar

Um hipertexto é uma matriz de textos potenciais, sendo que alguns deles vão se realizar sob o efeito da interação com um usuário. Para a escrita do...

Um hipertexto é uma matriz de textos potenciais, sendo que alguns deles vão se realizar sob o efeito da interação com um usuário. Para a escrita do hipertexto, Arantes (2006) postula alguns pressupostos básicos do hipertexto. Analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Interatividade: é necessário que o leitor tenha a possibilidade de interagir com o texto lido e seja capaz de criar sequências textuais, já previstas pelo produtor/escritor do texto.
Conhecimento partilhado do assunto: quanto mais conhecimento partilhado o produtor/escritor e/ou leitor tiverem de um determinado texto, maior será a possibilidade de inferências e, da mesma forma, mais ampla será a possibilidade de o produtor/escritor prever as leituras que o leitor fará.
Clareza sobre o assunto que vai ser abordado: o conceito deve estar claro e o produtor/escritor, na concepção do texto, deve ter uma previsão das inúmeras possibilidades de leitura de que o texto pode dispor. A informação deve estar centrada no usuário.
Interação pessoal: o produtor/escritor tratará tanto a organização léxico-gramatical para adequar o texto às características pessoais, para tratar da indisposição dos links, que são considerados os operadores de coesão infratextual.
Coerência textual: é necessário não só que o leitor tenha a possibilidade de encontrar um fio condutor, mas também que ele seja capaz de estabelecer relações entre os dados apresentados em sua progressão semântica; já o produtor/escritor de um hipertexto, no espaço virtual, trabalhará a coerência local, de modo a possibilitar ao leitor/navegador a busca da coerência global pelo caminho que percorrer.

Essa pergunta também está no material:

Educação e Tecnologias - 20211.A Avaliação On-Line 3 (AOL 3)
11 pág.

Educação e Tecnologia Faculdade Maurício de Nassau de ParnaíbaFaculdade Maurício de Nassau de Parnaíba

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) Interatividade: é necessário que o leitor tenha a possibilidade de interagir com o texto lido e seja capaz de criar sequências textuais, já previstas pelo produtor/escritor do texto. Essa afirmação está correta, pois a interatividade é um dos pressupostos básicos do hipertexto. B) Conhecimento partilhado do assunto: quanto mais conhecimento partilhado o produtor/escritor e/ou leitor tiverem de um determinado texto, maior será a possibilidade de inferências e, da mesma forma, mais ampla será a possibilidade de o produtor/escritor prever as leituras que o leitor fará. Essa afirmação está correta, pois o conhecimento partilhado do assunto é um dos pressupostos básicos do hipertexto. C) Clareza sobre o assunto que vai ser abordado: o conceito deve estar claro e o produtor/escritor, na concepção do texto, deve ter uma previsão das inúmeras possibilidades de leitura de que o texto pode dispor. A informação deve estar centrada no usuário. Essa afirmação está correta, pois a clareza sobre o assunto abordado é um dos pressupostos básicos do hipertexto. D) Interação pessoal: o produtor/escritor tratará tanto a organização léxico-gramatical para adequar o texto às características pessoais, para tratar da indisposição dos links, que são considerados os operadores de coesão infratextual. Essa afirmação está incorreta, pois a interação pessoal não é um dos pressupostos básicos do hipertexto. E) Coerência textual: é necessário não só que o leitor tenha a possibilidade de encontrar um fio condutor, mas também que ele seja capaz de estabelecer relações entre os dados apresentados em sua progressão semântica; já o produtor/escritor de um hipertexto, no espaço virtual, trabalhará a coerência local, de modo a possibilitar ao leitor/navegador a busca da coerência global pelo caminho que percorrer. Essa afirmação está correta, pois a coerência textual é um dos pressupostos básicos do hipertexto. Portanto, a alternativa incorreta é a letra D) Interação pessoal: o produtor/escritor tratará tanto a organização léxico-gramatical para adequar o texto às características pessoais, para tratar da indisposição dos links, que são considerados os operadores de coesão infratextual.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais