Logo Passei Direto
Buscar
Leia com atenção o texto a seguir: "Em qualquer idioma, a sintaxe trata das relações das partes com o todo. Assim, numa frase, para fazerem sentido, as palavras devem estabelecer relações umas com as outras. Essas relações reservam funções para cada um dos elementos da frase. Assim, os substantivos podem exercer funções diversas como a de sujeito, objeto, adjunto adverbial. Os verbos exercem, precipuamente, a função de predicado. Os adjetivos e advérbios funcionam como modificadores. A análise dessas funções é conhecida nas gramáticas como análise sintática." (BRISOLARA, Maria Cristina Freitas. Sintaxe Latina: declinações. Disponível em: encurtador.com.br/juHT8. Acesso em: 17 abr. 2020.) Quanto à sintaxe do Latim e do Português, analise as afirmativas a seguir: I) No Latim, a função sintática se dá por meio da marcação das palavras que compõem a sentença, já no Português, as funções se estabelecem, basicamente, pela posição em relação a outras palavras. II) Não há diferença entre a sintaxe do Latim e a sintaxe do Português. Entre essas duas línguas, as diferenças ocorrem somente na morfologia das palavras. III) No latim clássico uma mesma palavra podia apresentar até seis formas diferentes, chamadas de casos, definidos de acordo com sua função sintática na frase. Por isso, em latim, não importa a ordem em que as palavras aparecem. É correto o que se afirma em:
A)apenas I
A)apenas I
B)apenas I e III.
C)apenas III
D)I, II e III.
E)apenas II
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas em relação à sintaxe do Latim e do Português, temos: I) No Latim, a função sintática se dá por meio da marcação das palavras que compõem a sentença, já no Português, as funções se estabelecem, basicamente, pela posição em relação a outras palavras. Essa afirmativa está correta. No Latim, a função sintática é marcada pelas palavras, enquanto no Português, as funções são estabelecidas principalmente pela posição das palavras. II) Não há diferença entre a sintaxe do Latim e a sintaxe do Português. Entre essas duas línguas, as diferenças ocorrem somente na morfologia das palavras. Essa afirmativa está incorreta. Há diferenças significativas na sintaxe entre o Latim e o Português, não se restringindo apenas à morfologia das palavras. III) No latim clássico uma mesma palavra podia apresentar até seis formas diferentes, chamadas de casos, definidos de acordo com sua função sintática na frase. Por isso, em latim, não importa a ordem em que as palavras aparecem. Essa afirmativa está correta. No Latim, as palavras podem aparecer em diferentes ordens devido à marcação de casos, o que não afeta a compreensão da frase. Portanto, a resposta correta é a alternativa: B) apenas I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No latim clássico, uma palavra poderia ter três gêneros: neutro, masculino e feminino. Convém notar que essa distinção é totalmente arbitrária, isto é, não obedece a nenhuma característica física ou natural das coisas nomeadas pelas palavras, a nenhum critério racional. A tradição de uso e as convenções estabelecidas socialmente por seus falantes é que determinam o gênero de uma palavra. (SALCES, Claudia Dourado de. História da língua portuguesa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p.141). Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I) O latim clássico possui cinco declinações e seis casos, mas não é necessário que as palavras tenham posições fixas nas frases, POIS II) o sentido se dá em função das terminações e não pela função vocálica. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)As asserções I e II são proposições falsas.
C)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Segundo Instituto Antônio Houaiss (2008), a ortografia portuguesa passou por três períodos ou ciclos distintos: 1. Ortografia fonética (século XIII ao XVI); 2. Pseudoetimológico (século XVI até 1904) e a fase simplificada ou ciclo histórico-científico (dessa data até os dias atuais). (SALCES, Claudia Dourado de. História da língua portuguesa. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 177). Sobre a ortografia da língua portuguesa. Relacione os períodos as suas características: (1) Ortografia fonética (2) Pseudoetimológico (3) Fase simplificada ou histórico-científico (a) A escrita foi fortemente marcada pela cultura greco-latina. A grafia do latim passa a ser usada como modelo para a escrita do português. (b) É marcado pelo expressivo trabalho do foneticista português Gonçalves Viana, autor de Ortografia Nacional, publicado em 1904. (c) Corresponde ao período arcaico da língua, quando a escrita procurava espelhar-se na pronúncia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas:

A)1b – 2c – 3a
B)1b – 2a – 3c
C)1a – 2b – 3c
D)1a – 2c – 3b
E)1c – 2a – 3b

O termo "Família" é usado para agrupar as línguas de acordo com a sua origem comum. No caso da "Família Romance", analise as afirmativas a seguir: I) A Família Romance originou-se do latim, por meio da expansão do Império Românico. II) A Família Romance compreende muitas línguas, como o francês, o italiano, o espanhol e o português. III) As línguas que derivaram da Família Romance originaram-se da modalidade vulgar do latim. É correto o que se afirma em:
A)apenas I.
B)apenas II e III.
C)apenas III.
D)apenas II.
E)I, II e III.

Nas últimas décadas do século XVI, os portugueses começaram a trazer negros do continente africano para serem escravizados e trabalharem no cultivo da cana-de-açúcar. Essa mão de obra foi o motor dos principais ciclos econômicos, desde o período colonial ao Império, cobrindo o ciclo da cana-de-açúcar, passando pelo ciclo do ouro (século XVIII) até chegar ao do café (século XIX). Analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O contingente branco europeu na época do Brasil Colônia era escasso, de modo que, em 1800, o número de negros africanos era metade da população brasileira. ( ) Trazidos das mais diferentes regiões da África, quando aqui chegavam, os escravos eram separados de forma a evitar que os de uma mesma etnia e de uma mesma língua ficassem juntos numa mesma região. ( ) A desarticulação e a repressão da cultura africana não teve sucesso no Brasil, por isso, há hoje ainda mais de 200 línguas africanas no país. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A)F – F – V
B)F – V – V
C)F – V – F
D)V – V – F
E)V – F – V

Relacione os estudos e/ou conceitos as suas características: (1) Comparatistas (2) Neogramáticos (3) Protolíngua (a) preocupavam-se em descrever as línguas vivas, com foco em seu processo de evolução. (b) preocupavam-se em, por meio de comparações entre as línguas – vivas e não vivas – encontrar a língua mãe, a língua que teria dado origem a todas as outras. (c) língua considerada como língua-mãe por ter dado origem a outras línguas semelhantes entre si. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas:

A)1c – 2a – 3b
B)1a – 2b – 3c
C)1b – 2a – 3c
D)1a – 2c – 3b
E)1b – 2c – 3a

Mais conteúdos dessa disciplina