Buscar

ACESSO ENDODONTICO Acesso endodôntico é a primeira fase do tratamento endodôntico, esse tratamento é dividido basicamente em 3 etapas; acesso, prep...

ACESSO ENDODONTICO
Acesso endodôntico é a primeira fase do tratamento endodôntico, esse tratamento é dividido basicamente em 3 etapas; acesso, preparo químico mecânico e obturação dos canais.
O acesso vai me permitir visualização, vai permitir com que as paredes fiquem planas e não acumule resto necrótico, resto de polpa, resto de dentina, pois toda vez que eu instrumento o meu dente, o contato mecânico da lima com o canal vai levar uma fricção nas paredes da dentina e essa raspa de dentina vai ficar dentro do canal, se eu tiver permanência de teto por exemplo na minha câmara pulpar esse resto de dentina que ta infectada vai fazer com que ali se aglomere, vire biofilme que vai servir como um nicho para a reinfecção do dente.
Existem varias terminologias sendo elas: acesso endodôntico, cavidade de acesso, preparo coronário ou preparo intracoronario, cirurgia de acesso e abertura coronária.
Princípios básicos que devem ser obedecido durante o acesso coronário :
ANATOMIA INTERNA: ela que vai ditar as regras que o tratamento endodôntico o acesso do canal vai ser feito, pois o acesso depende da quantidade de canais, da direção que esses canais estão e da amplitude da minha câmara pulpar.
É importante obedecer a inclinação do dente.
TOMADAS RADIOGRAFICAS: para olhar o tamanho da câmara pulpar, quantidade de canais, quantidades da raiz, se tem abcesso.
Observar as qualidades da câmara pulpar e a proximidade do teto com o assoalho.
Abertura coronária recuperatório engloba desde o acesso a câmara pulpar a sua limpeza e a sua assepsia e a sua localização dos orifícios e entrada dos canais radiculares.
Erros durante a abertura pode fazer com que esse canal fique inoperável e muita das vezes inascíveis, a permanência do teto pode gerar um escurecimento da coroa , pois se eu deixo remanescentes de polpa dentro da câmara pulpar pode escurecer o dente. Os divertículos quando não removidos podem abrigar bactérias e servi para reinfecção.
Etapas do aceso: acesso a câmara pulpar: inicia com o estabelecimento de uma área ou ponto de eleição, forma de contorno e a direção de trepanação, sendo o ponto de eleição o ponto escolhido para ser iniciado o desgaste do dente, e esse desgaste é realizado apenas em esmalte pois quando chega em dentina é mudado tanto a broca quanto a sua direção e com movimentos oscilatórios sem atingir a câmara pulpar, então meu objetivo é desgastar esmalte sendo nos dentes anteriores esse ponto na palatina\lingual e nos posteriores na oclusal, pode ter alguns casos onde precisamos mudar essa localização como por exemplo por traumatismo Ex: classe IV muito profunda eu poderia acessar por mesial ou distal, não precisaria desgastar a palatina ou lingual, porem via de regra deve se seguir sempre que poder essa descrição. A forma de contorno seu objetivo é da uma conformidade a cavidade pulpar facilitar os outros procedimentos operatórios, procurando sempre respeitar a anatomia interna do dente. Para trepanar eu mudo a direção e mudo a minha broca e o objetivo é atingir o teto da câmara pulpar para conseguir penetrar e trabalhar no interior do canal principalmente em dentes anteriores, nos dentes posteriores essa inclinação com a palatina ela não é tão acentuada como nos posteriores então a minha broca ela sempre vai trabalhar em uma única direção.
limpeza e assepsia: após eu atingir o teto e remover todo o tecido cariado, calculo, barreira gengival, restaurações insatisfatórias, nos vamos manter a antissepsia, vamos embeber álcool com gaze, ou hipoclorito ou clorexidina a 2%, eu enxarco essa gaze com a solução e passo tanto no lençol de borracha quanto no grampo e no dente, pois quando a gente atingiu ali o teto eu preciso limpar pois eu não quero que esse resto de carie essa contaminação entre via canal.(faço sem isolamento ate atingir o teto, após atingir o teto ou esta próximo dele eu faço o isolamento do campo operatório.) após a assepsia do campo operatório, nos faremos a assepsia da câmara pulpar, durante todo o procedimento nos iremos realizar lavagem com solução irrigadora microbiana que é o hipoclorito de sódio ou clorexidina assim que eu localizo os canais já início esse processo com seringa e agulha. A quebra da barreira asséptico durante toda fase a fase operatória, poderá comprometer os resultados do tratamento. Fazemos a anssepsia do campo operatório e durante o tratamento a assepsia intra canal câmara pulpar.
preparo da câmara pulpar: vamos fazer a remoção de todo o teto e das paredes laterais de toda a cavidade e da parede axial que é o teto, deixando essas paredes livres de interferências, essa etapa é realizada com broca de ponta inativa ou com a broca endo z. (Se utilizar brocas esféricas pode, correr o

Essa pergunta também está no material:

Tratamento Endodôntico
23 pág.

Prótese Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais