Logo Passei Direto
Buscar
No direito registral existem várias espécies de registros e, cada tipo terá um efeito e uma consequência diversa. Assinale a alternativa correta:

a. a anotação dependerá da atuação do registrador que deverá comunicar a parte interessada pois se trata de uma modificação do registro já existente.
b. a curatela pode cessar quando o motivo que ensejou a interdição cessar, para que seja realizado o cancelamento do registro o Ministério Público deverá requerer o cancelamento.
c. nos casos em que cessa a causa de proteção maior a curatela será extinta mediante requerimento administrativo da parte interessada.
d. a nomeação do curador não é obrigatória quando for decretada a interdição judicial do deficiente.
e. o curador é nomeado pelo juízo para que possa assistir o deficiente na realização dos atos da vida civil, não podendo ser revogada ou cancelada a curatela.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta no contexto do direito registral e da curatela: a) A anotação dependerá da atuação do registrador que deverá comunicar a parte interessada pois se trata de uma modificação do registro já existente. - Esta afirmação não está totalmente correta, pois a anotação pode ser feita sem a necessidade de comunicação prévia à parte interessada. b) A curatela pode cessar quando o motivo que ensejou a interdição cessar, para que seja realizado o cancelamento do registro o Ministério Público deverá requerer o cancelamento. - Esta alternativa está correta, pois a curatela realmente pode cessar e o cancelamento do registro deve ser requerido pelo Ministério Público. c) Nos casos em que cessa a causa de proteção maior a curatela será extinta mediante requerimento administrativo da parte interessada. - Embora a curatela possa ser extinta, a afirmação não é precisa, pois o requerimento deve ser feito ao juiz, não apenas administrativamente. d) A nomeação do curador não é obrigatória quando for decretada a interdição judicial do deficiente. - Esta afirmação é incorreta, pois a nomeação do curador é obrigatória em caso de interdição. e) O curador é nomeado pelo juízo para que possa assistir o deficiente na realização dos atos da vida civil, não podendo ser revogada ou cancelada a curatela. - Esta afirmação é falsa, pois a curatela pode ser revogada ou cancelada. Após a análise, a alternativa correta é: b) A curatela pode cessar quando o motivo que ensejou a interdição cessar, para que seja realizado o cancelamento do registro o Ministério Público deverá requerer o cancelamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c. Nos casos em que cessa a causa de proteção maior, a curatela será extinta mediante requerimento administrativo da parte interessada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No direito registral existem diversas modalidades de registro entre eles, a averbação que serve

a. realizada quando houver um fato ou ato que anule o registro.
b. realizada quando houver um fato ou ato que confirme o registro.
c. realizada quando houver um ato que anule o registro.
d. realizada quando houver um fato ou ato que modifique o conteúdo do registro.
e. realizada quando houver um fato que altere o registro.

A paternidade pode ser reconhecida por meio de sentença judicial ou até mesmo por ato voluntário do interessado que comparece ao cartório e declara que é genitor do indivíduo

a. para o reconhecimento do filho maior será necessário exame pericial para constatar a filiação, já no caso do filho menor será necessário o consentimento da mãe que deverá comparecer juntamente como o suposto pai para que a declaração tenha validade e posteriormente deverá comunicar o Ministério Público.
b. para o reconhecimento do filho maior é necessário seu consentimento, já no caso do filho menor não há essa necessidade, contudo o registrador indagará a mãe acerca da suposta paternidade enviando todos os dados pertinentes ao suposto pai bem como a certidão integral ao juiz corregedor para que seja possível a identificação do genitor.
c. para o reconhecimento do filho maior é necessário o consentimento do mesmo, já no caso do filho menor é necessária ordem judicial após a investigação de paternidade que deverá ser promovida pelo registrador antes do registro da declaração unilateral de vontade onde é reconhecida a paternidade.
d. para o reconhecimento do filho maior é necessário o consentimento da mãe e, na sua falta é necessário o consentimento do Ministério Público que atuará pelo interesse do indivíduo, já no caso do filho menor não é possível reconhecer por meio de declaração unilateral de vontade pois deverá ser realizado exame pericial para constatar a paternidade.
e. para o reconhecimento do filho maior não é necessário seu consentimento por se tratar de declaração unilateral de vontade do pai, já no caso do filho menor é necessário o consentimento da mãe que deverá vir ao cartório e declarar formalmente acerca do reconhecimento da paternidade realizada pelo suposto genitor.

A emancipação, no Brasil, está disciplinada no art. 5º do Código Civil que estabelece as regras para a emancipação do menor:
a. a emancipação do menor será concedida apenas por meio de ordem judicial devendo ser demonstrada a capacidade psíquica e psicológica do mesmo.
b. a emancipação do menor será concedida de maneira definitiva para que o mesmo possa exercer determinadas atividades da vida civil podendo ser revogada a qualquer tempo.
c. o menor será considerado emancipado quando exercer atividade laboral como empregado urbano ou rural, nesse caso o simples registro na CTPS é o documento hábil para a comprovação.
d. a emancipação pode ser por concessão dos pais, ou de um deles na falta de outro, mediante por instrumento público e não depende de homologação judicial ou por sentença do juiz.
e. o menor poderá ser emancipado a requerimento dos pais ou responsáveis legais junto ao Ministério Público que ingressará com ação judicial perante o juízo da vara da infância e juventude.

Assinale a alternativa que reflete a forma de registro da adoção
a. para os menores de 18 anos, a sentença de adoção terá validade apenas quando tiver a anuência dos genitores biológicos e, na falta de um deles, apenas por um.
b. para os menores de 18 anos, a adoção deve ser prenotada no registro de nascimento anterior contendo todas as informações dos adotantes.
c. para os menores de 18 anos, a sentença de adoção deverá ser levada a registro em livro próprio podendo ou não cancelar o registro anterior conforme a vontade dos adotantes.
d. para os menores de 18 anos, a sentença de adoção terá validade apenas entre as partes não devendo conter qualquer anotação sobre a adoção no registro de nascimento.
e. para os menores de 18 anos, a sentença de adoção cancelará o registro anterior devendo ser feito novo registro de nascimento com as informações da adoção.

Em alguns casos especificados por lei, o nome poderá ser alterado mediante determinação judicial quando
a. necessidade de proteção de vítimas e testemunhas de crimes, adoção, mudança de sexo comprovada, tradução de nomes estrangeiros, vontade expressa dos pais em alterar no nome do filho menor.
b. o nome expõe a pessoa a ridículo, erro claro de grafia, necessidade de proteção a testemunhas ou vítimas de crimes, tradução de nomes estrangeiros, adoção ou mudança de sexo.
c. o nome expõe a pessoa a ridículo, erro de grafia, necessidade de proteção de vítimas de crimes, tradução de nomes estrangeiros, adoção sendo vedado nos casos de mudança de sexo por se inconstitucional.
d. o nome expõe a pessoa a ridículo comprovadamente, necessidade de proteção de testemunhas de crimes, tradução de nomes estrangeiros, adoção de menores apenas e mudança de sexo.
e. o nome expõe a pessoa a ridículo, necessidade de proteção de vítimas e testemunhas de crimes, adoção de maiores apenas, mudança de sexo, não poderá haver tradução de nomes estrangeiros.

Para o mundo jurídico, o óbito representa a cessação dos direitos individuais da pessoa que morreu e a transferência de alguns outros direitos, principalmente os patrimoniais, a seus sucessores. Para que esses direitos tenham efeito, inclusive quanto à mudança de titularidade, é necessária a sua comprovação, feita por meio da certidão do óbito, lavrada no Cartório de Registro Civil
a. tanto os direitos personalíssimos quanto os direitos patrimoniais serão extintos.
b. os direitos personalíssimos se extinguem, já os direitos patrimoniais serão transmitidos aos herdeiros.
c. os direitos personalíssimos se extinguem, já os direitos patrimoniais são transferidos aos herdeiros.
d. os direitos personalíssimos se extinguem, já os direitos patrimoniais são transferidos ao Estado.
e. os direitos personalíssimos serão transmitidos aos herdeiros, já os patrimoniais serão extintos.

Diante da situação hipotética assinale a alternativa correta:
a. o registrador deverá proceder o registro da morte apenas por ordem judicial.
b. a morte deve ser registrada como morte real.
c. o registrador deverá proceder o registro da morte através do pedido do Ministério Público.
d. o registrador não poderá proceder o registro da morte pois não há corpo da vítima.
e. o registrador deverá proceder o registro da morte após o prazo de 90 dias do acidente aéreo.

Mais conteúdos dessa disciplina