Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
O nanismo em vegetais é uma condição hereditária condicionada por um gene recessivo. As plantas que apresentam nanismo possuem uma deficiência genética que impede a produção de giberelinas (hormônio de crescimento). Plantas anãs que recebem aplicações de giberelinas atingem altura normal na época da reprodução. O cruzamento dessas plantas resultará numa descendência de plantas:

a) normais, pois os descendentes são provenientes de plantas que atingiram altura normal.
b) normais, pois o hormônio permite a síntese de proteínas pelas plantas anãs.
c) normais, pois o gene para nanismo é recessivo e para altura normal é dominante.
d) anãs, pois hormônios de crescimento só atuam em plantas homozigotas.
e) anãs, pois o tratamento hormonal não altera o código genético das plantas que se reproduziram.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender como a herança genética funciona, especialmente no caso do nanismo em vegetais, que é condicionado por um gene recessivo. 1. Gene Recessivo: O nanismo é causado por um gene recessivo. Isso significa que, para que uma planta seja anã, ela deve ter duas cópias do gene recessivo (homozigota recessiva). Se uma planta tem pelo menos uma cópia do gene dominante para altura normal, ela será normal (heterozigota ou homozigota dominante). 2. Efeito das Giberelinas: As giberelinas são hormônios que promovem o crescimento. Quando aplicadas a plantas anãs, elas podem atingir altura normal, mas isso não altera a constituição genética das plantas. 3. Cruzamento das Plantas: Se cruzarmos plantas anãs que receberam giberelinas, elas ainda possuem o gene recessivo para nanismo. Portanto, a descendência resultante dependerá da combinação dos genes que essas plantas anãs carregam. Agora, analisando as alternativas: a) normais, pois os descendentes são provenientes de plantas que atingiram altura normal. - Incorreto, pois a altura normal é resultado da aplicação de giberelinas, não da genética. b) normais, pois o hormônio permite a síntese de proteínas pelas plantas anãs. - Incorreto, pois a síntese de proteínas não é o fator determinante para a altura. c) normais, pois o gene para nanismo é recessivo e para altura normal é dominante. - Correto, pois se as plantas anãs são homozigotas recessivas, a descendência pode ser normal se cruzadas com plantas normais que possuem o gene dominante. d) anãs, pois hormônios de crescimento só atuam em plantas homozigotas. - Incorreto, pois os hormônios atuam nas plantas, mas não alteram a genética. e) anãs, pois o tratamento hormonal não altera o código genético das plantas que se reproduziram. - Embora o tratamento hormonal não altere o código genético, isso não é suficiente para afirmar que a descendência será anã. Portanto, a alternativa correta é: c) normais, pois o gene para nanismo é recessivo e para altura normal é dominante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas, a resposta correta é: d) anãs, pois hormônios de crescimento só atuam em plantas homozigotas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material