Buscar

Acerca do tópico imunidades e isenções, assinale a alternativa incorreta: a) As imunidades e as isenções, conferidas por leis de mesma natureza, di...


Acerca do tópico imunidades e isenções, assinale a alternativa incorreta:

a) As imunidades e as isenções, conferidas por leis de mesma natureza, diferenciam-se pelo fato de que, quanto às primeiras, as pessoas (físicas ou jurídicas) ficam imunes à tributação, isto é, não podem ser tributadas, de tal forma que a lei não poderá atribuir incidência tributária sobre aquilo que é imune. Já com relação às isenções, há incidência tributária, mas há, também, uma exclusão da tributação, ou seja, a dispensa do pagamento de tributos.

b) Maria é presidente de uma entidade de assistência social, que não distribui seu patrimônio ou suas rendas a qualquer título e cumpre a obrigação de aplicar integralmente os recursos recebidos na manutenção das atividades sociais realizadas. No entanto, a escrituração de todas as receitas e despesas nos livros contábeis não tem sido feita como determina a lei. Podemos dizer, portanto, que a entidade da qual Maria é presidente poderá perder sua imunidade tributária.

c) Supondo que você não aufere renda, não possui imóvel na zona urbana de seu Município e que sua empresa não circula mercadorias, não deverá pagar, portanto Imposto de Renda, IPTU e ICMS, respectivamente. Neste caso, não estamos falando de isenção ou imunidade, e sim de não-incidência tributária.

d) É o próprio poder público competente para exigir o tributo que tem o poder de isentar. A União, por exemplo, não pode isentar tributos que sejam de competência dos estados.

e) São exemplos de imunidades, respeitadas as exceções e requisitos legais: imunidade recíproca; imunidade relativa a templos de qualquer culto; imunidade a livros, jornais, periódicos e papel destinado à sua impressão; a patrimônio, renda ou serviços de partidos políticos, suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos (já que não visam lucro); imunidades quanto à incidência de contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico sobre receitas de exportação.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Esta alternativa está correta ao explicar a diferença entre imunidades e isenções tributárias. b) Esta alternativa está incorreta. A entidade de assistência social perderia a imunidade tributária devido à falta de escrituração contábil, não por não distribuir patrimônio ou rendas. c) Esta alternativa está correta ao mencionar a não-incidência tributária devido à inexistência de renda, imóvel na zona urbana e circulação de mercadorias. d) Esta alternativa está correta ao afirmar que o poder público competente é responsável por conceder isenções tributárias. e) Esta alternativa está correta ao citar exemplos de imunidades tributárias. Portanto, a alternativa incorreta é a letra b) "Maria é presidente de uma entidade de assistência social, que não distribui seu patrimônio ou suas rendas a qualquer título e cumpre a obrigação de aplicar integralmente os recursos recebidos na manutenção das atividades sociais realizadas. No entanto, a escrituração de todas as receitas e despesas nos livros contábeis não tem sido feita como determina a lei. Podemos dizer, portanto, que a entidade da qual Maria é presidente poderá perder sua imunidade tributária."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais