Buscar

Posição da partícula “se” para depois da forma verbal de gerúndio mantém a correção gramatical do trecho. 32. No trecho “enquanto os protestos se ...

Posição da partícula “se” para depois da forma verbal de gerúndio mantém a correção gramatical do trecho.

32. No trecho “enquanto os protestos se espalhavam pelas ruas da capital egípcia” ,a próclise do pronome “se” justifica-se pela natureza subordinada da oração, explicitada pela conjunção temporal “enquanto”.
33. O emprego de vírgula logo após “econômico" ( l.11) justifica-se porque a oração subsequente é subordinada adverbial reduzida de gerúndio.
34. A oração “para tornar as suas atividades com os alunos mais lúdicas” (l.14-15) está subordinada à oração anterior e indica a finalidade do que se declara na oração principal.
35. Em “Paulo Freire acreditava que a melhor maneira de se ensinar é defender com seriedade e apaixonadamente uma posição” (l.22-24), a oração introduzida por “que” exerce a função sintática de predicativo do sujeito “Paulo Freire”.
36. As orações iniciadas pelo termo “que”, nas linhas 5 e 15, exercem, nos períodos em que ocorrem, função sintática idêntica.
37. O termo “que” (l.2) introduz oração que complementa de forma direta o sentido do verbo “aprender” (l.1).
38. A oração “Baixados os arquivos” (l.29) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituída por Assim que são baixados os arquivos.
39. Em “Podem-se candidatar” (L.9), o pronome “se” indica indeterminação do sujeito.
40. No trecho “Trata-se de uma imagem construída ao longo de pelo menos vinte séculos” (L.4-5), a forma verbal sublinhada foi empregada no singular para concordar com “imagem”.
41. O período ‘Não é difícil governar a Itália’ (L.1) é composto por duas orações, ambas sem sujeito.
42. No primeiro período do texto, o isolamento do termo “a patente” — feito por meio do emprego de travessões — poderia ter sido feito mediante o uso de vírgulas.
43. Na linha 6, dados os sentidos do trecho introduzido por dois-pontos, o vocábulo “fronteiras” deve ser interpretado em sentido amplo, não estando restrito ao seu sentido denotativo.
44. No primeiro parágrafo, as aspas foram empregadas em trechos que reproduzem discursos de outras pessoas, e não da autora do texto.
45. Em “seja esta moral, seja de direito natural" (5), é obrigatório o emprego da vírgula para indicar a relação de alternância entre os elementos de orações de mesmo nível sintático.
46. A oração “de produzir materiais preciosos" (l.1) e o termo “de ENERGIA ELÉTRICA" (l.2) desempenham a mesma função sintática no período.
47. É possível identificar no trecho “foi na Grécia que se configurou o primeiro esboço de um tribunal de contas" (L. 9 a 11) duas orações, sendo uma delas de natureza restritiva.
48. O emprego do modo subjuntivo na forma verbal “conste" (L.8) depende sintaticamente da presença da conjunção “Embora" (L.7).
49. O texto permaneceria gramaticalmente correto caso o trecho “vinculava a cobrança de tributos à existência de uma lei" (L. 13 e 14) fosse reescrito da seguinte forma: vinculava à cobrança de tributos a existência de uma lei.
50. A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se substituísse “Esquece-se, (...), que" (L.7) por Esquece-se, (...), de que.

Essa pergunta também está no material:

HORA DA VERDADE PRF
6 pág.

Mapas Mentais de Direito OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você tem que criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais