Buscar

Antonil, jesuíta do período colonial, foi um dos primeiros a perceber (em termos de controle social e ideológico) a importância de se deixar aflora...

Antonil, jesuíta do período colonial, foi um dos primeiros a perceber (em termos de controle social e ideológico) a importância de se deixar aflorar as manifestações sincréticas da heterogênea sociedade colonial. Numa colônia escravista, o sincretismo religioso teria que ser tolerado para o bom funcionamento dos mecanismos dominadores coloniais. Por outro lado, o sincretismo afro-católico dos escravos foi uma realidade importante para a preservação dos ritos e mitos da religião africana. Caracteres negros, indígenas e judaicos fundiram-se na América Portuguesa compondo, posteriormente, diversas religiões, porém, surpreendentemente, com rituais semelhantes e crenças e manifestações homogêneas.
I. Antonil, jesuíta do período colonial, foi um dos primeiros a perceber (em termos de controle social e ideológico) a importância de se deixar aflorar as manifestações sincréticas da heterogênea sociedade colonial.
II. Numa colônia escravista, o sincretismo religioso teria que ser tolerado para o bom funcionamento dos mecanismos dominadores coloniais. Por outro lado, o sincretismo afro-católico dos escravos foi uma realidade importante para a preservação dos ritos e mitos da religião africana.
III. Caracteres negros, indígenas e judaicos fundiram-se na América Portuguesa compondo, posteriormente, diversas religiões, porém, surpreendentemente, com rituais semelhantes e crenças e manifestações homogêneas.
a) todas as afirmacoes são verdadeiras.
b) somente as afirmações I e II são verdadeiras.
c) somente as afirmações II e III são verdadeiras.
d) somente as afirmações I e III são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

Brasil Colônia - Brasil Colônia 1530 a 1808 - Sociedade Colonial - [Médio] - [38 Questões]
29 pág.

Enem Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Paraná

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmações: I. Antonil, jesuíta do período colonial, foi um dos primeiros a perceber (em termos de controle social e ideológico) a importância de se deixar aflorar as manifestações sincréticas da heterogênea sociedade colonial. II. Numa colônia escravista, o sincretismo religioso teria que ser tolerado para o bom funcionamento dos mecanismos dominadores coloniais. Por outro lado, o sincretismo afro-católico dos escravos foi uma realidade importante para a preservação dos ritos e mitos da religião africana. III. Caracteres negros, indígenas e judaicos fundiram-se na América Portuguesa compondo, posteriormente, diversas religiões, porém, surpreendentemente, com rituais semelhantes e crenças e manifestações homogêneas. Após analisar as afirmações, a alternativa correta é: Alternativa A) todas as afirmacoes são verdadeiras.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina