Buscar

A leitura, quanto mais rica, pressupõe um repertório de textos variados já lidos. Assim, ao ler o texto atual, o indivíduo o faz em meio ao mundo d...

A leitura, quanto mais rica, pressupõe um repertório de textos variados já lidos. Assim, ao ler o texto atual, o indivíduo o faz em meio ao mundo de leituras que já possui, isto é, através da intertextualidade. Por isso, o semiólogo Roland Barthes diz que a leitura trata da "morte do autor", pois o leitor põe no texto sua condição sociocultural atual, por vezes dando novos sentidos a ele, "matando", por assim dizer, a intenção do autor. A partir dessa constatação, assinale a alternativa CORRETA:

A A intertextualidade dificulta o processo de leitura, pois requer elevado nível cultural do leitor.
B A leitura é intertextual porque põe o texto em contato com outros textos e também com elementos do universo fora do texto, presentes inclusive no momento atual da leitura.
C Roland Barthes e Julia Kristeva foram teóricos que entenderam a intertextualidade como responsável pela morte do autor, assim, ao ler, o leitor destrói o universo previsto pelo autor.
D A intertextualidade existe porque os textos sempre se referem a outros textos, não importando o contexto social do leitor.

Essa pergunta também está no material:

MEDIAÇÃO DE LEITURA I
4 pág.

Leitura Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais