Buscar

MEDIAÇÃO DE LEITURA I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Embora os estudos linguísticos tenham contribuído muito, nas últimas décadas, para a formação do leitor, ainda é muito presente nas escolas o tratamento da linguagem apenas como expressão de pensamento ou instrumento de comunicação. Cada vez é mais aceito entre os estudiosos o fato de que a linguagem precisa ser entendida como interação entre sujeitos, estando situada num contexto histórico e social. A partir disso, assinale a alternativa CORRETA que expresse melhor como a leitura deve ser trabalhada na escola:
A
O papel do professor é impor a forma como o aluno deve explorar o texto, caso contrário, o aluno pode concentrar-se em informações menos relevantes e deixar o cerne do texto de lado.
B
As lacunas deixadas pelos textos devem ser preenchidas pelo professor para que o aluno não se sinta desamparado e abandone a leitura.
C
O trabalho com os gêneros textuais é de fundamental importância, pois permite ao aluno trabalhar os textos do modo como eles circulam na sociedade.
D
A gramática normativa precisa ser privilegiada. Apesar de a linguagem ser interação, um código uniforme é fundamental.
2Atualmente é ponto pacífico entre os educadores a importância do trabalho com o texto literário, em sala de aula, para a formação do leitor. Devido ao seu caráter mais aberto e intertextual, os textos literários trazem uma vasta gama de interpretações e permitem que o aluno relacione o que está lendo com o seu repertório pessoal de leituras. A partir disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Historicamente a escola deu ênfase para o estudo da historiografia literária, para o estudo dos estilos de época, biografias de autores e obras importantes de cada período. PORQUE II- Devido à complexidade da natureza do texto literário, o leitor pode perder-se na vasta gama de interpretações caso a escola trabalhe diretamente com a interação aluno-texto. Assinale a alternativa CORRETA:
A
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3Quem mal interpreta textos ou não sabe interpretá-los, ou os interpreta de modo equivocado, é conhecido como leitor alfabetizado, apenas capaz de decifrar a superfície do código linguístico. Esses leitores ou não são letrados ou são pouco letrados, na medida em que não conseguem contextualizar os textos a serem lidos, nem perceber os gêneros discursivos em que os textos foram produzidos. A partir dessa reflexão, sobre o processo de letramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O letramento se refere, no sentido de Bakhtin, à compreensão adequada dos vários gêneros discursivos. ( ) Letramento significa, de certo modo, o domínio da heterogeneidade discursiva, isto é, dos modos diversos de expressão social de uma língua. ( ) Letramento é, em última instância, o mesmo que alfabetização. ( ) Entender o subterfúgio, o não dito, e o que está por trás do texto expresso são índices de um indivíduo letrado, ou seja, alfabetizado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F
B
V - V - F - F.
C
F - F - F - V.
D
F - V - V - F.
4Leia a primeira estrofe do "Poema das sete faces", de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1930: "Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida" FONTE: ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos Drummond de Andrade: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. Agora, leia os primeiros versos do poema "Com licença poética, de Adélia Prado, publicado em 1976. "Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada." FONTE: PRADO, Adelia. Bagagem. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982. A partir da leitura dos fragmentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O recurso utilizado por Adelia Prado é denominado paródia, uma forma de intertextualidade. ( ) Embora o segundo texto faça uma releitura do primeiro, não há prejuízo nenhum na leitura caso o leitor leia o texto de Adelia Prado sem ter conhecimento do texto de Drummond. ( ) O recurso presente nos textos chama-se intertextualidade, é uma característica exclusiva dos textos literários. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
V - F - F.
5A classificação dos textos em textos literários e textos com função pragmática, embora tenha um caráter didático e seja mais teórica do que prática, consegue dar conta da maior parte dos textos que circulam na sociedade. Devido à natureza distinta destes textos, também há formas diferentes de explorá-los de modo eficiente. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O texto com função pragmática tem a predominância da função referencial e geralmente um caráter informativo. II- Há estratégias distintas para a exploração dos textos literários e dos textos pragmáticos. Cabe ao mediador ajudar o leitor a encontrá-las. III- Procurar pela intertextualidade, ou seja, a relação do texto lido com textos anteriores é uma estratégia usada exclusivamente para explorar textos literários. IV- A leitura literária tem o poder de desenvolver a capacidade imaginativa do leitor, bem como o entendimento de que a língua também pode ser um artefato artístico. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
6O processo de leitura diferencia-se conforme se relacione com a língua escrita ou com a língua falada, pois ambas as manifestações da língua são válidas e geralmente realizadas conforme os contextos de produção e leitura. Assim, enquanto em um texto escrito e formal fala-se segundo a gramática normativa, como na expressão "dá-me o livro", por outro lado, na intimidade familiar, pode-se dizer "me dá o livro". Dessa forma, as variações que a língua assume em contextos distintos leva em conta os processos de leitura. Considerando as informações, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Cultura oral. II- Cultura escrita. ( ) Refere-se à língua falada, relativa ao meio social em que se vive em uma determinada comunidade. ( ) Geralmente é adquirida no processo de alfabetização escolar, cuja base está nas convenções gramaticais e comunicativas. ( ) Por meio dela, busca-se uma forma de padronização de modo a facilitar a comunicação entre usuários de diversos lugares que falem a mesma língua. ( ) Expressa-se comumente nas variações da língua: regionais, de extrato social, de idade, sexo etc. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - I - II - II.
B
II - II - I - I.
C
II - I - I - II.
D
I - II - II - I.
7A leitura, quanto mais rica, pressupõe um repertório de textos variados já lidos. Assim, ao ler o texto atual, o indivíduo o faz em meio ao mundo de leituras que já possui, isto é, através da intertextualidade. Por isso, o semiólogo Roland Barthes diz que a leitura trata da "morte do autor", pois o leitor põe no texto sua condição sociocultural atual, por vezes dando novos sentidos a ele, "matando", por assim dizer, a intenção do autor. A partir dessa constatação, assinale a alternativa CORRETA:
A
A intertextualidade dificulta o processo de leitura, pois requer elevado nível cultural do leitor.
B
A leitura é intertextual porque põe o texto em contato com outros textos e também com elementos do universo fora do texto, presentes inclusive no momento atual da leitura.
C
Roland Barthes e Julia Kristeva foram teóricos que entenderam a intertextualidade como responsável pela morte do autor, assim, ao ler, o leitor destrói o universo previsto pelo autor.
D
A intertextualidade existe porque os textos sempre se referem a outros textos, não importando o contexto social do leitor.8A atividade de leitura é algo bem mais complexo do que se costuma pensar tradicionalmente. Para além da decodificação do código linguístico, a leitura está relacionada a uma série de processos de interação entre o leitor e o texto. Estes processos envolvem elementos como conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, estabelecimento de objetivos, busca por coerência, elaboração de hipóteses, entre outros. Sendo assim, ao pensarmos no leitor competente, assinale a alternativa CORRETA:
A
É aquele que consegue entender o que está subentendido, consegue relacionar o que está lendo ao seu conhecimento de mundo, bem como com os textos que já leu anteriormente.
B
O leitor competente é aquele que lê mais textos, possuindo um repertório vasto de leituras.
C
O leitor competente é aquele que elabora as hipóteses mais corretas ao explorar o texto, ao contrário do leitor que vê suas hipóteses caírem por terra ao testá-las.
D
É aquele que tem o melhor domínio da norma padrão, conseguindo por meio deste domínio analisar a validade de cada afirmação.
9Há inúmeros tipos de textos que circulam cotidianamente na sociedade. Podemos afirmar que estamos o tempo todo em contato com textos, mesmo que não percebamos. A bula de remédio é um texto, assim como o anúncio publicitário e a receita de bolo, embora tenhamos a ideia de que só estamos praticando a leitura quando lemos livros, jornais, revistas e textos longos em geral. Diante dessa infinidade de textos, podemos usar uma classificação que nos ajuda a entender a natureza deles. Podemos dividir os textos entre os que são literários e os que cumprem uma função pragmática. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Texto literário. II- Texto com função pragmática. ( ) São textos que geralmente possuem infinitas possibilidades de interpretação, de modo que definir a leitura mais exata pode se tornar uma tarefa impossível. ( ) São textos marcados por um grau maior de intertextualidade, ou seja, sempre fazem algum tipo de referência, mais direta ou menos direta, a textos que os antecederam. ( ) Possuem uma finalidade definida. O autor tem a intenção de orientar, argumentar, descrever ou narrar um fato. ( ) Apresenta uma linguagem mais direta, sem espaço ara ambiguidade. Quanto mais possibilidade para interpretações ele deixar, menor será seu êxito. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - I - II - I.
B
II - I - I - I.
C
I - II - II - II.
D
I - I - II - II.
10Ao investigarmos os processos de leitura de um ponto de vista histórico, observa-se uma divisão acentuada entre leitores de alto grau e de baixo grau de letramento. Assim, da antiguidade até o renascimento, observa-se uma forma de leitura mais esparsa, visto que os textos não possuíam, à época, a centralidade que possui nos dias atuais. A partir dessa reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas: ( ) No período do império romano até um pouco antes da Idade Média, a leitura predominante se fazia em voz alta, ditada por nobres e sacerdotes. ( ) Na Idade Média, propriamente, a leitura mais se atinha às escrituras sagradas, ao encargo de monges letrados. ( ) No período anterior ao renascimento, com o início da alfabetização, a leitura passa a ser profunda e acessível a todos, não se restringindo aos exercícios de memorização. ( ) No renascimento, com a invenção da imprensa, a leitura passa a abranger um grande número de leitores, inexistindo, nessa época, pessoas sem letramento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - V - F.

Continue navegando