Sabe-se que as mulheres cretenses desfrutaram de direitos e obrigações quase desconhecidas em outras regiões na Antiguidade. Sobre elas, afirma-se que: I. possuíram uma importância que transparecia na religião, uma vez que a sua principal divindade era uma deusa, a Grande-Mãe. II. apesar de todos os direitos, elas estavam proibidas de participar das cerimônias religiosas e das grandes festas. III. muitas delas eram caçadoras, pugilistas, fiandeiras, sacerdotisas e até toureiras. a. ( ) I. b. ( ) II. c. ( ) I e II. d. ( ) I e III. e. ( ) II e III.
a. ( ) Foi escrito em caracteres cuneiformes e fornece preciosas informações sobre a estrutura social e regras sobre direito na Babilônia. b. ( ) É o nome de um conjunto de leis do Egito, escrito em hieróglifo, que foi registrado em uma pirâmide. c. ( ) É o resultado de uma complexa legislação hitita, redigida em aramaico. Um de seus princípios básicos é a lei de talião, de caráter preventivo e não punitivo. d. ( ) Foi criado pelos hebreus e redigido em hebraico. Apresenta normas rigorosas, como, por exemplo, a do “olho por olho, dente por dente”.
a. ( ) As pesquisas recentes indicam que o povo grego se formou a partir de um amálgama de culturas que se expandiram por diferentes territórios. b. ( ) A cultura grega constituiu-se a partir de um único povo. c. ( ) Com a expressão “nova civilização”, o autor indica o fim do primado da pólis em favor do Estado teocrático. d. ( ) Os estudiosos, ainda hoje, acreditam na superioridade dos gregos sobre outros povos da Antiguidade. e. ( ) Os gregos não souberam incorporar, aos seus, elementos culturais dos povos conquistados.
Esse processo histórico-cultural, conhecido como helenismo, caracterizou-se pelo(a): a. ( ) formação de uma nova cultura, sem elementos culturais gregos nem orientais. b. ( ) desaparecimento das culturas orientais diante da cultura grega ou helênica. c. ( ) conflito cultural irreconciliável entre a cultura grega e as culturas orientais. d. ( ) desaparecimento da cultura grega diante das culturas orientais (persa e egípcia). e. ( ) constituição de uma cultura diferenciada, com elementos gregos e orientais