Buscar

O que se convencionou chamar de separação dos Poderes é mais propriamente denominado separação das funções estatais. Isso porque o Estado é uno, te...

O que se convencionou chamar de separação dos Poderes é mais propriamente denominado separação das funções estatais. Isso porque o Estado é uno, tendo um único poder, indivisível, portanto. As funções exercidas pelo Estado é que são distintas, exercidas por órgãos distintos. Aliás, essa é a nomenclatura utilizada pela Constituição do Equador, que prevê as seguintes funções estatais (Función Legislativa, Función Ejecutiva, Función Judi­cial y Justicia Indígena, Función de Transparencia y Control Social e Función Electoral). Não obstante, apesar da impropriedade da expressão, a própria Constituição Federal de 1988 utilizou a nomenclatura, no art. 60, § 4º, III, da Constituição Federal, considerando cláusula pétrea a “separação dos Poderes”. Trata-se de um modelo político no qual o Estado tem suas funções divididas e delineadas em órgãos diferentes e independentes, cada qual com distintas áreas de responsabilidade e, em regra, indelegáveis. Sobre os poderes da República, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. A função de se auto-administrar assumida pelo Poder Legislativo, constitui função típica deste poder. b. O Poder Judiciário detém exclusivamente a função de julgar. c. O Poder Executivo é exercido pelo Ministro da Casa Civil. d. O sistema de freios e contrapesos é uma possibilidade de interferência de um poder sobre o outro. e. O sistema de freios e contrapesos implica na sobreposição de um poder ao outro.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: d. O sistema de freios e contrapesos é uma possibilidade de interferência de um poder sobre o outro.

0
Dislike0
User badge image

Itamar Portella

Em seguida à experiência americana, outros Estados assumiram também esse modo de ser, ajustando­-o às suas peculiaridades, de sorte que não há um modelo único de Estado federal a ser servilmente recebido como modelo necessário. Não obstante, alguns traços gerais podem ser divisados como típicos dessa forma estatal.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação da Coluna A com a Coluna B.

 

Coluna A 

Coluna B 

I. Descentralização do poder político 

1. Forma de Estado adotada pelo Brasil na atualidade. 

II. Estado Unitário 

2. Atributo que o Estado Federal não possui. 

III. Direito de secessão 

3. Primeira forma de Estado adotada pelo Brasil. 

IV. Estado Federal 

4. Característica do Federalismo. 

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma:

a.

I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.

b.

I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.

c.

I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.

d.

I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.

e.

I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais