Logo Passei Direto
Buscar
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Análise de textos literários: poesia sobre a definição de eu lírico, assinale a alternativa correta:
A O eu lírico é uma entidade empírica criada pelo autor para expressar sentimentos experimentados na realidade.
B A figuração do eu lírico é uma estratégia discursiva exclusiva do texto narrativo em prosa.
C O eu lírico é uma invenção do autor para configurar uma voz poética autônoma no poema.
D O eu lírico é sempre um alter ego do autor, na medida em que expressa seus sentimentos.
E O autor e o eu-lírico podem ser considerados como duas fases da composição poética, que, muitas vezes, confundem-se.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a definição de eu lírico: A) O eu lírico é uma entidade empírica criada pelo autor para expressar sentimentos experimentados na realidade. - Essa definição é um pouco limitada, pois o eu lírico pode não ser uma representação direta do autor. B) A figuração do eu lírico é uma estratégia discursiva exclusiva do texto narrativo em prosa. - Isso está incorreto, pois o eu lírico é uma característica da poesia, não apenas da prosa. C) O eu lírico é uma invenção do autor para configurar uma voz poética autônoma no poema. - Essa alternativa é correta, pois o eu lírico realmente pode ser visto como uma voz poética que não necessariamente reflete o autor. D) O eu lírico é sempre um alter ego do autor, na medida em que expressa seus sentimentos. - Essa afirmação é exagerada, pois o eu lírico pode expressar sentimentos que não são necessariamente os do autor. E) O autor e o eu-lírico podem ser considerados como duas fases da composição poética, que, muitas vezes, confundem-se. - Embora haja uma relação, essa afirmação não é precisa, pois o eu lírico não é uma fase do autor, mas sim uma construção poética. Após essa análise, a alternativa correta é: C) O eu lírico é uma invenção do autor para configurar uma voz poética autônoma no poema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as alternativas, a alternativa correta é a letra C) O eu lírico é uma invenção do autor para configurar uma voz poética autônoma no poema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte excerto de um poema: "Elegia 1938 Trabalhas sem alegria para um mundo caduco, ? onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.? Praticas laboriosamente os gestos universais,? sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.? Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas,? e preconizam a virtude, a renúncia, o sangue-frio, a concepção [...]". Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo . São Paulo: Cia. das Letras, 2012/1940, p. 22. O poema em destaque se configura como uma elegia, o que é destacado já no título a ele atribuído, “Elegia 1938”. Considerando essa informação e os conteúdos do livro-base Análise de textos literários: poesia sobre modalidades poéticas, assinale a alternativa que corresponde à caracterização correta desse tipo de composição quanto ao seu conteúdo:

A Composição que se inicia com um “mote” – ou motivo/tema – que será desenvolvido ao longo do poema por meio de “voltas”/estrofes.
B Composição poética curta, que busca expressar um sentimento de forma engenhosa ou original, com destaque para o sentido satír ico ou festivo.
C Texto poético de teor melancólico e triste, com conotação de lamento, que, em alguns casos, configura-se como uma composição fúnebre.
D Composição destinada ao canto e baseada na repetição. A mesma ideia ou frase é repetida no final de cada estrofe, formando o que chamamos de refrão.
E Texto poético que expressa galanteio ou confissão de amor. Em sua forma clássica, apresenta-se em uma estrofe só, composta por seis ou dez versos.

Considerando o trecho do poema “O apanhador de desperdícios”, de Manoel de Barros, e os conteúdos do livro-base Análise de textos literários: poesia, assinale a alternativa que registra corretamente o conceito de metalinguagem, presente no poema destacado acima:
A Busca das origens temáticas mais relevantes para o discurso jornalístico.
B Reflexão no interior da própria linguagem poética sobre sua estrutura e seu funcionamento.
C Apropriação de outro significado com a intenção de problematizar o tema.
D Compreensão de que o verso livre é uma forma privilegiada pelo materialismo dialético.
E Recurso visual que consiste em criar imagens virtuais baseadas na junção dos vários sentidos (visão, olfato, paladar e tato).

Tendo em vista as estratégias de figuração utilizadas na construção do poema e os conteúdos do livro-base Análise de textos literários: poesia sobre as figuras de pensamento, assinale a alternativa correta quanto à figura utilizada no segundo verso da estrofe destacada acima:
A Gênero.
B Alegoria.
C Metalinguagem.
D Contradição.
E Metáfora.

Mais conteúdos dessa disciplina