Buscar

Os sumérios já tinham percebido que a fonetização fazia crescer a possibilidade de representação do mundo em volta deles. Neste sentido, podemos ap...

Os sumérios já tinham percebido que a fonetização fazia crescer a possibilidade de representação do mundo em volta deles. Neste sentido, podemos apontar como correta a alternativa:
A) Aprendemos a linguagem oral sempre antes de aprendermos a grafia. O segundo sentido da palavra casa como em “Papai casa, com mamãe”, é percebido antes mesmo que nos dissemos conta de que, eventualmente, a palavra casa fosse responsável pela ideia de casamento.
B) Aprendemos a linguagem escrita sempre antes da graf ia. Assim, já sabemos o sentindo da palavra casa independente do lugar em que ela é usada nos textos.
C) O uso de signos representativos de algumas palavras com o intuito de representar outras, inclusive as ideias abstratas, mesmo utilizando sílabas sem signif icado próprio, mas que a fonética apresenta como similaridades: num exemplo simples, o banco (de sentar) e o banco (de guardar dinheiro). Estes exemplos não demonstram a evolução da escrita da representação pictórico-ideográfica para a representação de um fonema.
D) Fonetização não é o uso de signos representativos de uma palavra para representar outra palavra.
E) É interessante notarmos que as primeiras formas de escrita eram representações gráf icas, tais como os desenhos que as crianças modernas acabam criando quando estão aprendendo a narrar. Portanto, essa representação era limitada e os escribas abandonaram o sistema pictográf ico. Assim, os ingleses foram desenvolvendo valores f ixos, f iguras que signif icavam alguma coisa e deviam ser gravadas sempre da mesma forma.

Essa pergunta também está no material:

Simulado de Alfabetização e Letramento 10
9 pág.

Pedagogia Escolar UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) O uso de signos representativos de algumas palavras com o intuito de representar outras, inclusive as ideias abstratas, mesmo utilizando sílabas sem significado próprio, mas que a fonética apresenta como similaridades: num exemplo simples, o banco (de sentar) e o banco (de guardar dinheiro). Estes exemplos demonstram a evolução da escrita da representação pictórico-ideográfica para a representação de um fonema.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais