Buscar

1) INTRODUÇÃO A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa, foi implantada na comunidade de Morro Branco fundada em 30 de março de 1965, sit...

1) INTRODUÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa, foi implantada na comunidade de Morro Branco fundada em 30 de março de 1965, situada na Rua Raimundo de Souza Gomes nº 605. Sendo que, sua criação ocorreu através do Decreto, nº 315 de 14 de março de 1990. Foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, através do Parecer nº 0260/2007.

2) CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
a) Nome
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bessa
b) Localização
Morro Branco – Beberibe/CE
c) Mantenedora (estadual, municipal ou da União)
Municipal
d) Níveis ou modalidades de ensino
Fundamental I e II
e) Nº de alunos (divididos por série e turno)
1° Ano: 32 - 2° Ano: 37 – 3° Ano: 52 – 4° Ano: 49 – 5° Ano: 49 – 6° Ano: 53
7° Ano: 66 – 8° Ano: 55 – 9° Ano: 45 – Total: 438.
f) Nº de funcionários (divididos por função e turno)
03 Merendeiras, 03 Auxiliares de serviços Gerais, 01 Vigia noturno, 03 Auxiliares administrativos, 01 Agente administrativo.
g) Nº de professores (divididos por disciplina e turno)
13 Pedagogos para o fundamental I, 02 Educação Física, 01 História, 01 Geografia, 01 Matemática, 02 Língua Portuguesa e 01 Ciências.
h) Formação dos professores
07 Pedagogia, 02 Pedagogia e Gestão Escolar. 01 Pedagogia e Psicopedagogia, 01 Pedagogia e Psicopedagogia Clínica e Institucional, 01 Pedagogia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, 01 Pedagogia, História, Gestão Escolar e Língua Portuguesa, 02 Educação Física, 02 Língua Portuguesa, 01 História, 01 Geografia, 01 Matemática e 01 Física.
i) Núcleo gestor (caracterizar possível articulação com a comunidade)
01 Diretor, 02 Coordenadoras Pedagógicas e 01 Secretária Escolar.
j) Caracterização do público que atende (alunos)
São alunos geralmente de 6 a 15 anos, filhos de pais que tem como fonte de renda o turismo local: passeio de buggy, artesanato, guias turísticos e caseiros. A pesca e a construção civil também englobam boa parte da população economicamente ativa.
k) Estrutura física: estado de conservação, iluminação, equipamentos e condições estruturais e de funcionamento (salas de aula, laboratórios, parte administrativa, equipamentos de lazer, etc.)
A escola passou por uma reforma estrutural recentemente, e conta com: 12 (doze) salas de aula, 01 (uma) biblioteca, 01 (uma) diretoria, 01 (uma) secretaria com dois banheiros, 01 (uma) sala de professores com dois banheiros, 01 (uma) sala de AEE, 02 (dois) almoxarifados, 04(quatro) banheiros estudantis, sendo dois adaptados para necessidades especiais, 01 (um) refeitório, 01 (uma) copa/cozinha com 01 (um) banheiro, 01(um) depósito para mantimentos da merenda escolar, 01 (um) pátio coberto e 01 (uma) praça.
3) PRÁTICA PEDAGÓGICA
a) Proposta pedagógica
A escola possui uma proposta pedagógica?
Sim
Missão da escola
Garantir um ensino-aprendizagem de qualidade, fornecendo conhecimentos para construção e o desenvolvimento integral do educando, por meio de uma educação emancipadora, possibilitando sua atuação na sociedade como cidadão consciente e crítico.
Visão de futuro
Ser reconhecida como uma instituição de ensino pautada na qualidade de suas funções que exerce com competência, seu papel na educação pública, comprometida com o protagonismo juvenil e a construção da cidadania.
A proposta é atualizada periodicamente?
Sim, a proposta é discutida na primeira semana pedagógica do ano escolar.
A proposta é posta em prática?
Sim, a proposta é periodicamente trabalhada no cotidiano escolar, com alunos, funcionários e comunidade.
A comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, gestores, coordenadores) conhecem a proposta pedagógica da escola?
Sim, é discutida em reuniões com a comunidade escolar e em semanas pedagógicas.
Os que trabalham na escola conhecem os pais de alunos? Os pais conhecem a proposta pedagógica da escola?
A comunidade escolar e os pais dos alunos convivem em reuniões periódicas e dentro da própria comunidade. A proposta é apresentada com suas atualizações nas reuniões bimestrais.
b) Planejamento
Os professores planejam regularmente suas aulas?
Sim, o calendário escolar enfatiza os horários de planejamento dos professores.
Os professores trocam ideias entre si para planejar as aulas?
Alguns profissionais sim, ideias são compartilhadas entre professores no cotidiano escolar, geralmente entre professores de disciplinas de mesma área.
Os professores procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo?
É planeado na semana pedagógica o ano letivo vigente, e são discutidos os conteúdos e os eventos escolares do ano anterior.
O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola?
Sim, a direção pedagógica dividida entre fundamental I e II, trabalha o conteúdo junto ao professor.
c) Avaliação
Os professores observam a progressão dos alunos e quais suas principais dificuldades?
Durante as aulas os professores fazem perguntas sobre pontos importantes da matéria para ver se os alunos entenderam o conteúdo?
Os professores fazem uso de diferentes atividades para avaliar os alunos?
A atribuição de notas ou conceitos é discutida entre todos os professores?
Os alunos são orientados pelos professores a fazer uma auto-avaliação?
Para todos os itens do tópico avaliação: A avaliação deve ser orientada como um processo pedagógico que estimule a pesquisa, o fazer do discente, no qual este passe a ser, verdadeiramente, o sujeito da aprendizagem. Para isso, as aulas não podem mais centrar-se na memorização, na cópia, na realização de exercícios mecanicamente. As aulas devem promover o pensar, o refletir, o fazer num processo dialético de ação-reflexão-ação. A avaliação também terá o seu foco na construção do conhecimento e as dificuldades quanto à aprendizagem serão trabalhadas pelo professor com propostas criativas e motivadoras que desafiem os alunos a aprender. A avaliação envolve observação e análise do conhecimento e de habilidades específicas e também aspectos formativos. Observação de suas atitudes referentes à presença em aulas, participação nas atividades pedagógicas e responsabilidade em que o aluno assuma o cumprimento de seu papel de cidadão em formação.
d) Avaliação dos profissionais da escola
Existe algum procedimento na escola formalizado para avaliar o trabalho realizado pelos profissionais da escola?
A direção se reúne semanalmente para trocar informações sobre o desempenho do corpo escolar na semana, nessas reuniões a pauta sobre alguma má conduta ou necessidade dos funcionários são discutidas.

Essa pergunta também está no material:

Diagnóstico Escolar: Prática de Ensino de Física
5 pág.

Matemática Grau TécnicoGrau Técnico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais