Logo Passei Direto
Buscar
O prefeito de um município fictício em seu planejamento compara a receita orçamentária prevista com o curso previsto para cumprir as competências previstas em lei. Ele constata que não há verba orçamentária suficiente e será preciso aumentar a arrecadação municipal, do contrário, a oferta de serviços públicos será prejudicada. Sobre as condições corretas para solucionar o problema exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A O prefeito pode optar por instituir um imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).
B O prefeito pode instituir um imposto aos cidadãos e empresas, sem a necessidade de vinculá-lo a um serviço ou melhoria decorrente de obras públicas.
C O prefeito não precisa criar nova tributação, o que demandaria aprovação de lei pelos vereadores. Basta aumentar o valor do IPTU por meio de decreto.
D O prefeito pode criar uma taxa um serviço, como coleta de lixo urbano. Ainda assim, dependerá de aprovação de lei que detalhe as condições.
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Com base na situação apresentada, a alternativa correta é: D) O prefeito pode criar uma taxa um serviço, como coleta de lixo urbano. Ainda assim, dependerá de aprovação de lei que detalhe as condições.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os instrumentos de gestão e suas definições, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Plano Plurianual. II- Lei de Diretrizes Orçamentárias. III- Lei Orçamentária Anual. ( ) Define as prioridades e metas do governo para o período de 4 anos. Contém as diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital. ( ) É o planejamento das ações mais imediatas e estima a receita e despesas para o cumprimento do exercício do ano seguinte. ( ) Deve compreender as metas e prioridades da administração pública, com o fim de orientar o orçamento para o próximo exercício.

A II – II – I.
B III – II – I.
C I – III – II.
D I – II – II.

Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A A capacidade de se autogovernar diz respeito à escolha dos representantes do executivo (prefeito) e legislativo (deputados).
B A capacidade de autolegislação refere-se à capacidade de elaborar suas próprias leis, sem ter que responder às leis estaduais e da União.
C A capacidade de autoadministração refere-se à independência de administrar, através de normativas próprias, os serviços locais, como os correios.
D A capacidade de se auto-organizar, refere-se à organização de sua administração, do espaço e dos serviços, mediante Lei Orgânica.

Com base no emprego do termo “soberania”, analise as sentenças a seguir: I- A Argentina é um país soberano, por isso os EUA não podem interferir em sua política econômica. II- O governo espanhol não respeitou a soberania da Catalunha quando catalães reivindicaram a independência de sua região. III- Num país democrático, o povo é soberano na escolha de seus representantes políticos. Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

Sobre os tipos de transferências e suas funções, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Constitucionais. II- Legais. III- Discricionárias. ( ) São transferências obrigatórias estabelecidas em Lei Complementar. ( ) São transferências obrigatórias estabelecidas em texto constitucional. ( ) São transferências que ocorrem por meio de convênios, de forma voluntária. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A II – II – I.
B I – II – III.
C III – II – I.
D II – I – III.

Sobre a organização do Poder Executivo municipal, assinale a alternativa CORRETA:

A No exercício do Poder Executivo, a estrutura da administração pública municipal pode estar dividida em setores específicos de políticas públicas. Secretários e chefes de departamento são cargos efetivos e não podem ser nomeados pelo prefeito.
B Em Municípios com mais de 200 mil habitantes, há segundo turno das eleições, se nenhum candidato tiver mais de 50% dos votos válidos. No pleito deste turno, haverá somente as duas chapas dos candidatos mais votados.
C O Poder Executivo tem sob sua responsabilidade as funções de ordem administrativa e executiva, apenas. As funções de ordem política são de competência do Poder Legislativo, que cabem ser cumpridas pelo Executivo.
D O Poder Executivo é exercido pelo prefeito, tendo como substituto o vice-prefeito, ambos eleitos em chapa, pela maioria absoluta dos votos válidos. As eleições ocorrem a cada quatro anos em data definida pela Lei Orgânica.

( ) Explorar os serviços locais de gás canalizado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A I – I – II – III – II.
B II – II – III – I – I.
C II – III – II – I – II.
D I – III – II – I – II.

A Lei Orgânica Municipal (LOM) é o documento basilar de um Município. Exercendo o mesmo papel que a Constituição em um Estado, seu texto deve dispor o regramento do Município em detalhes, incluindo seus símbolos fundacionais, organização dos poderes executivo e legislativo municipais e a prestação dos serviços públicos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:

A Recomenda-se que a Lei Orgânica seja bastante detalhada, trazendo minúcias que poderiam ser reguladas em lei complementar ou ordinária. Isso demonstra maturidade política no Município.
B Cabe à Lei Orgânica estabelecer o número de Vereadores a serem eleitos no pleito municipal, bem como as suas atribuições, mas isso deve ser feito de modo a respeitar o limite estabelecido pela Constituição Federal.
C As Leis Orgânicas devem reproduzir os textos das Constituições Federal e Estadual, a exemplo das regras do processo eleitoral para prefeitos e vereadores. Isso reitera o cumprimento dessas obrigações em âmbito local.
D A Lei Orgânica é um documento que serve para estabelecer os princípios da administração pública municipal. Portanto, seu conteúdo deve ser mais genérico e filosófico. Conteúdos mais objetivos são tratados em Leis Complementares.

Mais conteúdos dessa disciplina