Buscar

Considerando a situação narrada, sobre o concurso de pessoas, assinale a afirmativa correta. João e José deverão responder por peculato, ainda que ...

Considerando a situação narrada, sobre o concurso de pessoas, assinale a afirmativa correta.
João e José deverão responder por peculato, ainda que apenas João seja servidor público, pois esta circunstância é elementar do tipo.
A circunstância de João ser servidor público é personalíssima, não podendo atingir José, que responderá por crime patrimonial comum.
De acordo com a teoria do domínio do fato, apenas João poderia ser considerado autor, pois é o único com acesso à repartição pública.
A reincidência de José, por repercutir na reprovação do ilícito, é uma circunstância objetiva, que se comunica aos demais coautores.
De acordo com a teoria monista, ainda que José não soubesse do fato de João ser servidor público, deveria responder por peculato.
a) João e José deverão responder por peculato, ainda que apenas João seja servidor público, pois esta circunstância é elementar do tipo.
b) A circunstância de João ser servidor público é personalíssima, não podendo atingir José, que responderá por crime patrimonial comum.
c) De acordo com a teoria do domínio do fato, apenas João poderia ser considerado autor, pois é o único com acesso à repartição pública.
d) A reincidência de José, por repercutir na reprovação do ilícito, é uma circunstância objetiva, que se comunica aos demais coautores.
e) De acordo com a teoria monista, ainda que José não soubesse do fato de João ser servidor público, deveria responder por peculato.

Essa pergunta também está no material:

7 Direito Penal para OAB Exame XL - 2024
88 pág.

Direito Penal e Processo Penal Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) João e José deverão responder por peculato, ainda que apenas João seja servidor público, pois esta circunstância é elementar do tipo. - Correta, pois no concurso de pessoas, ambos podem ser responsabilizados mesmo que apenas um deles tenha a característica específica do crime. b) A circunstância de João ser servidor público é personalíssima, não podendo atingir José, que responderá por crime patrimonial comum. - Incorreta, pois no concurso de pessoas, a característica de um dos envolvidos pode sim atingir os demais. c) De acordo com a teoria do domínio do fato, apenas João poderia ser considerado autor, pois é o único com acesso à repartição pública. - Incorreta, pois a teoria do domínio do fato não se baseia apenas no acesso físico ao local do crime. d) A reincidência de José, por repercutir na reprovação do ilícito, é uma circunstância objetiva, que se comunica aos demais coautores. - Incorreta, pois a reincidência de um dos envolvidos não se comunica automaticamente aos demais. e) De acordo com a teoria monista, ainda que José não soubesse do fato de João ser servidor público, deveria responder por peculato. - Incorreta, pois na teoria monista, a participação de todos os envolvidos é considerada. Portanto, a alternativa correta é a letra a) João e José deverão responder por peculato, ainda que apenas João seja servidor público, pois esta circunstância é elementar do tipo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais