Buscar

A lei estabelece nos arts. 193 e 194 que: a) 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício serão aplicados, antes de qualquer outra destinaçã...

A lei estabelece nos arts. 193 e 194 que:

a) 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.
b) O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma: I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e III - estabeleça o limite máximo da reserva.
c) O dividendo previsto não será obrigatório no exercício social em que os órgãos da administração informarem à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia.
d) Os lucros que deixarem de ser distribuídos nos termos do § 4º serão registrados como reserva especial e, se não absorvidos por prejuízos em exercícios subseqüentes, deverão ser pagos como dividendo assim que o permitir a situação financeira da companhia.

Essa pergunta também está no material:

Apostila Contabilidade Geral 200 Questões de Concursos Resolvidas
181 pág.

Contabilidade de Custos Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social. Essa afirmação está incorreta. A reserva legal é de 5% a 20% do lucro líquido do exercício, não do capital social. b) O estatuto poderá criar reservas desde que, para cada uma: I - indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; II - fixe os critérios para determinar a parcela anual dos lucros líquidos que serão destinados à sua constituição; e III - estabeleça o limite máximo da reserva. Essa afirmação está correta. O estatuto pode criar reservas com essas condições. c) O dividendo previsto não será obrigatório no exercício social em que os órgãos da administração informarem à assembléia-geral ordinária ser ele incompatível com a situação financeira da companhia. Essa afirmação está correta. O dividendo não é obrigatório se for considerado incompatível com a situação financeira da empresa. d) Os lucros que deixarem de ser distribuídos nos termos do § 4º serão registrados como reserva especial e, se não absorvidos por prejuízos em exercícios subseqüentes, deverão ser pagos como dividendo assim que o permitir a situação financeira da companhia. Essa afirmação está correta. Os lucros não distribuídos podem ser registrados como reserva especial e, se não absorvidos por prejuízos, podem ser pagos como dividendo posteriormente. Portanto, as alternativas corretas são b), c) e d).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais